Turismo / Nova data

29 de Setembro de 2014 17h13

Prefeitura remarca data de licitações para revitalização do Museu do Rio e outras obras de acessibilidade

29/09/2014

Secretaria de Comunicação

Marcos Bergamasco

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá remarcou para o dia 15 de outubro as licitações para revitalização do Museu do Rio “Hid Alfredo Scaff” e para obras de acessibilidade em pontos turísticos da Capital. Ambas estavam previstas para o dia 03 de outubro. 

A licitação do Museu do Rio será realizada às 9h, enquanto a que se refere às obras de acessibilidade para portadores de necessidades especiais acontece às 14h30. As duas serão no auditório da Prefeitura de Cuiabá, localizado no subsolo.

 

Revitalização do Museu do Rio

A concessão vai contemplar uma empresa especializada na área de engenharia e dará uma nova cara ao museu mais visitado da Capital.

“Há muito tempo o Museu do Rio espera por uma reestruturação. Essas mudanças vão dar novos ares para o local, além de valorizá-lo ainda mais. Esta obra faz parte das transformações realizadas na região do Porto, com o projeto Porto Cuiabá, e é natural que este ponto turístico também seja aprimorado”, conta o secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício.

Além disso, o trabalho de adequação visa dar continuidade à obra de melhoria na infraestrutura prevista para a Copa do Mundo Fifa 2014, conforme autorização do Ministério do Turismo.

“Precisamos de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) bem organizado, em um local apropriado e a concessão também engloba a construção desse espaço dentro do museu. E por se tratar do ponto turístico mais visitado em nossa Capital, é essencial que tenhamos um centro estruturalmente apto para atender a população, visitantes e turistas em geral”, conclui o secretário.

As obras deverão custar em torno de R$ 477 mil e os recursos são oriundos do Ministério do Turismo. A empresa vencedora deve começar as obras ainda neste ano.

 

Obras de acessibilidade em pontos turísticos da Capital

Sete estabelecimentos passarão por adaptações, com a implantação de rampas, elevadores e banheiros próprios para portadores de necessidades especiais (PNEs).

“Cada local vai receber um tipo de obra referente à sua necessidade. Queremos ampliar a estrutura dos pontos turísticos que recebem o maior número de visitas e é importante dar atenção aos PNEs, oferecendo qualidade maior em cada espaço para que eles se sintam a vontade para voltar sempre. Por exemplo, vamos construir um banheiro adaptado para cadeirantes no Parque Mãe Bonifácia”, afirma Marcus Fabrício.

O trabalho de adequação também visa dar continuidade à obra de melhoria na infraestrutura prevista para a Copa do Mundo Fifa 2014, conforme autorização do Ministério do Turismo.

Os setes estabelecimentos que passarão por adaptações são: Centro Geodésico, Mercado do Porto, Museu da Imagem e do Som “Lázaro Papazian”; Museu da Caixa D’Água Velha, Museu do Rio “Hid Alfredo Scaff”, Palácio da Instrução e Parque Mãe Bonifácia.

 

As obras deverão custar em torno de R$ 1 milhão e os recursos são oriundos do Ministério do Turismo. A empresa vencedora deve começar as obras ainda neste ano.