Turismo / Mudanças

11 de Dezembro de 2014 15h28

Prefeitura licita a revitalização de duas praças da região do Porto

11/12/2014

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

As praças Luís Albuquerque e Major João Bueno, localizadas na região do Porto de Cuiabá, serão revitalizadas através da concessão à iniciativa privada. A licitação será no dia 5 de janeiro de 2015, às 9h, no auditório da Prefeitura de Cuiabá, localizado no subsolo.

A licitação vai contemplar a troca do piso e iluminação, instalação de mobiliário urbano (bancos, lixeiras, etc.), rampas de acessibilidade, piso tátil e paisagismo.

“A restauração do nosso patrimônio histórico vai trazer novos ares para a Capital, valorizando a região central da cidade. As transformações vão atrair mais pessoas para essas praças e é importante que as empresas especializadas tentem a concorrência”, afirma o secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício.

Embora as praças passem pelas mesmas modificações, elas acontecerão em proporções diferentes.

“A Praça Luís Albuquerque sofrerá mudanças drásticas, devido ao seu estado de deterioração. Já a Major Bueno terá reformas mais sutis”, conta o secretário.

Esta obra é fruto de uma proposta realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, em parceria com o Ministério da Cultura, vai conceder R$ 10,5 milhões para a revitalização de praças e outros pontos do centro histórico de Cuiabá.

O pacote engloba a licitação de mais quatro praças: Dr. Alberto Novis, Caetano de Albuquerque, Largo da Feirinha da Mandioca, Senhor dos Passos, além do entorno do Casarão do Beco Alto.

 

Uma única empresa será contemplada e o valor previsto para as obras é de R$ 1,5 milhão.