Turismo / ATENÇÃO

25 de Setembro de 2021 06h30

Inscrições para o NASA Space Apps Challenge 2021 estão abertas

25/09/2021

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Cuiabá recebe pela terceira vez um evento mundial considerado como a maior maratona de inovação aberta. O NASA Space Apps Challenge 2021 acontece nos dias 02 e 03 de outubro, no Museu da Caixa D’Água Velha. A Prefeitura de Cuiabá -  por meio da Secretaria Municipal de Turismo  - é parceira da ação que este ano está na 10ª Edição, sendo a última ocorrida em 2019.

“Após seis meses frente à pasta do Turismo na capital, é motivo de satisfação. Sem esquecer de que será mais uma rica oportunidade de apresentar à sociedade o Museu da Caixa D’Água Velha, um local que possui belezas naturais, que antes abrigava um reservatório de água e hoje se transformou em museu”, declarou o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.

Para quem tem interesse em criar soluções inteligentes, a inscrição é gratuita e está aberta para qualquer pessoa com mais de  16 anos. Para a faixa etária inferior, a exigência é que a equipe seja formada juntamente com os pais e ou responsáveis. “Apesar de ser um evento de inovação tecnológica, não precisa necessariamente ser da área de tecnologia. Todos aqueles que tenham vontade de criar soluções, construir projetos, desenhar aplicativos, estão convidados a participarem”, disse a líder local do evento, Olivia Boretti.

Simultaneamente, participantes de todo o mundo, passarão 48 horas criando soluções. “Estamos montando toda uma embalagem, recortar o espaço, unindo o passado com as ideias inovadoras no futuro. Isso comprova que é possível inovar com pouco”, acrescentou Oscarlino.

A edição 2021 marca os 10 anos de promoção desse encontro de estudiosos e criadores, tendo como tema a Inovação. “O local não poderia ter sido melhor escolhido, pois o Museu retrata o que foi a Cuiabá de antigamente. Não há como se falar em inovação no futuro sem trabalhar o passado. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Prefeitura que tem muitas ações e projetos que precisam ser exploradas”, declarou a líder lição, Olivia Boretti.

Desde o seu início em 2012, explicou Olivia, o Space Apps se tornou a maior hackatona global do mundo, envolvendo milhares de cidadãos em todo o mundo para usar os dados abertos da NASA para construir soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na terra e no espaço. Podem participar pessoas com mais de 18 anos de diversas áreas de conhecimento.

Menores de idade podem concorrer acompanhados dos pais ou responsáveis. 
Para se inscrever, basta acessar o instagram do evento https://instagram.com/nasaspacecuiaba?utm_medium=copy_link e fazer a inscrição. É importante que os interessados se inscrevam antecipadamente para participar de todas as informações antes do evento.