Turismo / Coletivo de arte

11 de Novembro de 2014 17h19

Exposição no Museu da Caixa D’Água Velha celebra o Cerrado

11/11/2014

RAFAELA GOMES CAETANO

Mayke Toscano

Arquivo

A fauna e flora do Cerrado serão o tema da nova exposição de arte do Museu da Caixa D’Água Velha, intitulada “Fecundo Cerrado”. A partir desta terça-feira (11), a população vai poder conferir telas e esculturas que celebram a regionalidade mato-grossense através da natureza.

A exposição será um coletivo de arte, que conta com cinco artistas cuiabanos responsáveis pela concepção das obras em questão. Carlos Lopes, Ruth Albermaaz, Rosylene Pinto, Benedito Nunes e Guada Senatore assinam os trabalhos que ficarão expostos no museu até 12 de dezembro.

“Tivemos esse cuidado de trazer artistas cuiabanos para mostrar um pouco do seu ponto de vista a respeito do nosso bioma. Nesta exposição, os visitantes vão ter a oportunidade de prestigiar obras locais, além de contemplar um pouco da nossa vegetação por diversas óticas”, revela Felipe Campos, coordenador do Museu da Caixa D’Água Velha.

Os cinco artistas participantes tiveram que produzir peças específicas para a exposição. Desde junho deste ano o coletivo de arte tem preparado novas obras que trazem diversas facetas do bioma.

Para Rosylene Pinto, uma das artistas expositoras, a iniciativa trouxe algo novo para seu trabalho, além de ampliar sua perspectiva criativa.

“Essa foi a primeira vez que fiz algo desta magnitude. Crio esculturas figurativas em argila e foi um desafio trabalhar com o cerrado no que eu faço. O resultado foi muito bom e fico contente por fazer parte dessa mostra artística”, aponta a artista.

Todas as obras expostas também estarão à venda e os interessados encontrarão peças com diversos valores, que variam de R$ 600,00 a R$ 1.800.

 

Arte para estudantes

A exposição “Fecundo Cerrado” está aberta para toda a população gratuitamente e pode também ser um ótimo instrumento educacional para estudantes, conforme afirma o secretário Municipal de Turismo, Marcus Fabrício.

“Temos um trabalho artístico que converge com a nossa geografia local e é interessante para as escolas trazerem seus alunos para obter um aprendizado de forma diferente. Todas as instituições interessadas em trazer seus alunos podem agendar uma visita conosco”, conta.

As escolas interessadas em realizar uma visita ao museu neste período devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo através do telefone 3617-1225.

 

O Museu da Caixa D’Água Velha está localizado na Rua Comandante Costa, s/n°. O horário de funcionamento é das 8h as 17h de segunda à sexta-feira e das 9h às 12h e da 13h às 17h nos fins de semana e feriados.