Turismo / POTENCIAL TURÍSTICO

04 de Junho de 2021 10h55

Estratégias para retomada do turismo pós-pandemia são debatidas em fórum nacional

04/06/2021

CAROLINA MIRANDA

Assessoria

Arquivo

Concomitante as estratégias que estão sendo criadas, e uma delas com ênfase no turismo para colocar novamente o país na rota do crescimento, vem a preocupação dos gestores públicos municipais para a vacinação em massa da população para que posamos ter um novo horizonte em função da pandemia do coronavírus. A análise é do secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves, que representou a Prefeitura de Cuiabá, no 1º Fórum Nacional dos Secretários de Turismo das capitais brasileiras.

Alves conta que uma das estratégias que será utilizada com grande empenho pelo Governo Federal, pós pandemia para colocar o país no rumo do crescimento novamente, será o turismo. “O grande forte continua sendo o agronegócio, mas logo em seguida vem o turismo, pouco explorado no Brasil como um todo. Essa proposta me deixa satisfeito, pois vem ao encontro das ações que vêm sendo realizada pela pasta no município”, disse Oscarlino.

Resultados de pesquisas apresentados no encontro apontam que o cidadão tem buscado aproveitar mais o tempo e em contato com a natureza. “E isso nós temos de sobra. Cuiabá possui esse diferencial”, comentou o secretário.

“Estamos mapeando para apresentar os novos produtos turísticos, principalmente focando o público interno, para demonstrar o que Cuiabá tem para oferecer de atrações turísticas, tornar Cuiabá atraente”, destacou.

Oscarlino pontua que, esse evento servirá de apoio e efetivação de ações voltadas para o fortalecimento turístico da capital bem como a baixada cuiabana, fomentação a geração de emprego e renda. Além também se ser uma fonte enriquecedora de novos conhecimentos.

“O nosso maior desafio é implementar roteiros turísticos, com a realização de city tour pelos principais pontos turísticos e gastronômicos. Com essa dinâmica será tanto para o poder público como para os empresários, pois será incentivo para que os turistas escolham Cuiabá para visitação”, ressaltou.

“Quero aproveitar e deixar registrado o grande trabalho que vem sendo executado pelo presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo- Ansedtur, Ângelo Sanches, e destacar o acolhimento ofertado durante esses três dias em Brasília na pessoa da secretária Vanessa Mendonça do Governo do Distrito Federal, que inclusive nos apresentou o Case de Brasília, que vai servir de referência ao nosso trabalho aqui na capital”, finalizou.

O evento foi promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo – ANSEDITUR sendo realizado em Brasília, entre os dias 31 e 02 de junho e contou com a participação de 52 secretários municipais e dirigentes de turismo de 22 estados do país.