Turismo / COMPROMISSO

06 de Julho de 2022 16h00

Em palestra no Fórum das Cadeias Produtivas da 54° Expoagro, Secretaria de Turismo destaca ações

06/07/2022

FERNANDA LEITE

Davi Valle

Arquivo

Os projetos e ações em execução pela  Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá foram apresentadas durante o Fórum das Cadeias Produtivas da 54° Expoagro, na terça-feira (5), pelo coordenador técnico da pasta, João Eduardo de Sá, que representou o secretário municipal de Turismo, Zito Adrien. 

 "Foi uma palestrada voltada para turismo, empreendedorismo e fomento. Trouxemos os parceiros do Sebrae e Senac para que pudéssemos apresentar o detalhamento das ações e reforçar nossa  integração. O Sebrae está envolvido, ao lado da Secretaria do Turismo, no projeto de ordenamento do turismo do Coxipó do Ouro. O  Senac, com a parte de capacitação profissional  e  parcerias como Viva o Feriado em Cuiabá,  a Semana da Índia. A Secretaria  está prestando contas à sociedade sobre os trabalhos. Na palestra, destacamos ainda sobre o aplicativo do Portal do Turismo Cuiabá, uma ferramente de incentivo ao segmento atendendo a uma determinação do Emanuel Pinheiro. 

 Ainda durante os debates, a analista Técnica e Gestora de Turismo do SEBRAE Mato Grosso, Marisbeth Maria Gonçalves, repercutiu uma pesquisa que descreve mudanças no perfil do viajante. Cerca de 84% acreditam ser importante entender sobre a cultura do local que estão visitando enquanto 73% querem experimentar de perto as tradições dos povos locais.  Ainda, que os turistas também estão preocupados com a economia das cidades que visitam. “O estudo mostra que 76% dos viajantes querem garantir que seus gastos serão devolvidos em benefícios a população”, explicou ela. 

 No estande montado pela Prefeitura de Cuiabá, os visitantes encontrarão informações sobre os principais pontos turísticos da capital, rede de hotelaria, gastronomia, entre outros. No espaço, também estará disponível o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, além de um banner com o QR Code  possibilitando o acesso ao aplicativo Turismo Cuiabá por meio do Google Play Store, Apple Store e também pelo site http://turismo.cuiaba.mt.gov.br.

 A estrutura, que visa potencializar o segmento turístico, conta com parceiros como a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT),Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (ABBTUR-MT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Mato Grosso (ABAV-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e outros.