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Cuiabá recebe prêmio por investimento no turismo local


Secom Cuiabá

Tchélo Figueiredo

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Cuiabá recebeu nesta terça-feira (16) prêmio do Ministério do Turismo por registrar a maior evolução na categoria de Políticas Públicas. Ao todo, 65 destinos considerados indutores do turismo regional foram avaliados. O reconhecimento é oriundo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, lançado anualmente desde 2008.

O Ministério do Turismo considerou 13 dimensões, que seriam critérios de avaliação para o resultado final. Dentre os aspectos analisados, Cuiabá foi avaliada em termos de estrutura municipal para apoio ao turismo, grau de cooperação com os governos estadual e federal, planejamento para a cidade e para a atividade turística e grau de cooperação público-privada, que analisa parcerias entre gestão pública e empresas para a fomentação do turismo na cidade.

Para o secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício, este reconhecimento é valioso e coloca a Capital como roteiro turístico.

“Encerramos o ano de 2014 satisfeitos com a evolução de Cuiabá neste índice. Desde o início desta gestão temos ampliado a proporção e alcance do turismo local, colocando a cidade como mais um destino que vale a pena ser considerado”, afirma.

Dentre os aspectos que contribuíram para o reconhecimento, Cuiabá foi a capital que recebeu o maior investimento do Ministério do Turismo, com mais de R$ 31 milhões para a revitalização e construção de novos pontos turísticos.

Além disso, a Capital se destacou por restabelecer os Centros de Atendimento ao Turista - CATs, pela revitalização do Museu do Rio, da Orla do Porto Cuiabá e do Centro Histórico. A criação do Parque das Águas e a implantação de obras de adequação para a acessibilidade em sete pontos estratégicos da cidade, também contribuíram para o prêmio.

“Antes de assumirmos a secretaria, os CATs estavam abandonados. Agora todos funcionam diariamente, inclusive nos fins de semana. Estamos aprimorando a estrutura para lidarmos com os turistas, à medida que ampliamos os pontos atrativos para os que são de fora”, conta o secretário.

As recentes mudanças na organização turística de Cuiabá também refletiram no papel da cidade como um possível destino. A partir de 2015, a Capital passar a ter seu próprio roteiro turístico na agência de viagens CVC.

“O município não possuía seu próprio roteiro há oito anos. Após esse longo hiato longe do núcleo de destinos procurados, Cuiabá volta a fazer parte disso e logo em 2015 teremos dois CATs móveis, para ampliar ainda mais o acesso do turista à Capital”, conclui.

Placas e portas turísticas

Cuiabá também se destacou por ser a única das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo a receber a sinalização turística nos moldes internacionais. No total foram instaladas 1.315 placas na ordem de R$ 800 mil, oriundos do Ministério do Turismo, e quatro portas turísticas, que dão as boas vindas aos visitantes à Cuiabá.

Essa sinalização contribui para o fácil acesso aos principais pontos do município, além de torna-los identificáveis em aplicativos e demais plataformas on-line de mapas. 

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