Turismo / APOIO INSTITUCIONAL

08 de Maio de 2022 11h30

Comerciantes que participaram do 3º Festival da Pamonha promovem jantar de agradecimento ao prefeito Emanuel Pinheiro

08/05/2022

NATHANY GOMES

Gustavo Duarte

Os comerciantes que participaram da terceira edição Festival da Pamonha proporcionaram, como forma de agradecimento ao apoio institucional oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, um jantar ao prefeito Emanuel Pinheiro, na noite desta sexta-feira (06), na Comunidade Rio dos Peixes, situada às margens da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), palco do evento. 

No decorrer dos quatros dias de atividades, entre 21 a 24 de abril, o festival arrecadou aproximadamente R$ 500 mil, por meio da venda de cerca de 30 toneladas de produtos derivados do milho, comidas regionais e artesanatos. Além disso, possibilitou a geração de 300 empregos diretos, por meio do espaço concedido aos 60 expositores, atraindo turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo, como por exemplo, São Paulo, Goiás, Estados Unidos, Chile, entre outros, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo. 

O líder comunitário, Valdivino de Oliveira enalteceu o empenho da equipe governamental em torno do festival, garantindo êxito e superando as expectativas. Já para o próximo ano, de acordo com ele, a meta é vender 50 toneladas. "Eu não sei como agradecer, mas em nome de todos eu falo sobre esse trabalho lindo que foi feito. Nosso objetivo era fazer de 15 a 20 toneladas, mas superou e muito. Sabemos que as novas edições serão melhores ainda e graças ao senhor (prefeito), em nossa comunidade poderá nascer mais um ponto turístico, fruto de um trabalho muito bem realizado por você e seus secretários. Fica aqui nosso muito obrigado. O povo tem acreditado e vindo", disse. 

Na sequência, Emanuel retribuiu o reconhecimento dos empreendedores, dando ênfase ao grande potencial econômico, cultural e gastronômico da localidade, alcançando a visibilidade merecida. "Foram números satisfatórios de tudo que circulou por aqui, fazendo a diferença e mostrando que nós podemos. Nesse momento que entra o Poder Público, não burocratizando, mas sim, sendo verdadeiros parceiros, caminhando lado a lado, pelo Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Obras, Limpurb. De todas as formas a Prefeitura de Cuiabá esteve e está aqui para fomentar, potencializar e incentivar, juntamente com todos", disse o gestor em seu discurso. 

O vice-prefeito, José Roberto Stopa enfatizou que a marca da Gestão Emanuel Pinheiro é aproximar, cada vez mais,  a população ao Executivo Municipal e retorno é o desenvolvimento de iniciativas assertivas. "Onde o Poder Público não atrapalha, mas ajuda, as coisas acontecem. Nossa função é essa, contribuir. Isso aqui está virando tradição e no futuro poderá se pensar na criação de um distrito, para que tenha uma administração e políticas públicas. Parabenizo a todos, sem exceção pelo lindo trabalho", comentou. 

O secretário de Turismo, Zito Adrien, afirmou que o festival serviu como uma injeção de ânimo aos moradores da região, tendo em vista, os dois anos de suspensão (2020 e 2021) em razão da pandemia da Covid-19. "A comunidade foi fantástica, precisamos que associação se organize, dobrando o número de toneladas, preparar o setor hoteleiro para receber os visitantes, uma estrutura completa e segura. Vamos continuar com diálogo transversal", declarou. 

O titular da Pasta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo destacou o crescimento da sociedade regional nos últimos anos. "Eram oito comerciantes, agora são mais de 20. Hoje aquilo que plantaram, estão colhendo, uma parada obrigatória dos munícipes, uma ação em conjunto que valoriza toda a região. Estou muito feliz com tudo que estou vendo aqui", explanou. 

O chefe da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite chamou atenção para a fabricação manual, característica principal do Rio dos Peixes, contribuindo na melhoria da qualidade de vida de seu povo. "Cuiabá tem uma cultura diferenciada, precisamos valorizar e pensar sempre a frente, pois é possível melhorar cada vez mais e esse é apenas mais uma amostra de muitos eventos que poderão ser criados, nos impondo enormes alegrias e responsabilidades, fazendo compromissos futuros com a nossa gente", finalizou. 

A primeira edição do Festival da Pamonha foi realizada em 2018, alcançando a marca de quatro toneladas de milho vendidas. Já em 2019, esse número subiu expressivamente para 11 toneladas. Em 2022, foi retomado e o montante chegou a 30 toneladas.