Turismo /

5ª Caminhada na Natureza

10/06/2011

Marcella Magalhães/SMEC

Equipe técnica e parceiros conhecem a nova trilha do Circuito dos Tropeiros

Um grupo de trabalho integrado por técnicos, moradores da região, ambientalistas e parceiros vistoriou hoje (10-06) o percurso de cerca de 10 quilômetros a ser feito pelos participantes da 5ª Caminhada na Natureza “Circuito dos Tropeiros”, que será realizada no terceiro domingo de junho (19-06), na Comunidade Coxipó do Ouro.

De acordo com Evaristo Carvalho Oliveira, nascido e criado no Coxipó do Ouro, a trilha vai proporcionar aos caminhantes uma privilegiada visão da flora e fauna do local, além de permitir a contemplação de várias localidades ainda desconhecidas até mesmo pelos moradores da região. Ele disse que a trilha passou por algumas adaptações, mas teve poucas mudanças se comparada com o percurso desenvolvido no ano passado.

Segundo a secretária de Turismo de Cuiabá, Tania Aparecida Barteli, este  reconhecimento era necessário para que a organização do evento pudesse tomar as  providências necessárias em eventos desse porte. Ela lembrou que cada área responsável pode conhecer a situação do terreno onde será feito o percurso, de modo que fosse possível proporcionar segurança e tranquilidade aos caminhantes e moradores do Coxipó do Ouro.

Estiveram presentes no reconhecimento da trilha representantes do Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Infra Estrutura, Meio Ambiente, Trabalho e Desenvolvimento Econônimo, Trânsito e Transporte Urbano, Esportes e Cidadania, além de professores de educação física, Guarda Municipal, Polícia Militar, Sedtur e a equipe da Sub Prefeitura da Guia, distrito onde está prevista a realização da Caminhada na Natureza no mês de setembro.

Em determinados pontos da caminhada, segundo o ambientalista Abel Nascimento, foi possível constatar que este ano o rio Coxipó está menos profundo do que nos anos anteriores. Em caminhadas anteriores os caminhantes precisavam de corda para atravessar o rio, porém agora a travessia nesses pontos pode ser feita sem nenhuma ajuda.

A Secretaria Municipal de Turismo avisa que a Caminhada na Natureza “Circuito dos Tropeiros” terá quatro postos de inscrição para facilitar a vida dos interessados: o primeiro será na pista de caminhada da UFMT; o segundo no Parque Mãe Bonifácia; o terceiro no parque Massairo Okamura; e o quarto no Parque “Zé Bolo Flor”, próximo ao Horto Florestal (na região do Coxipó).

Mais Informações: (65) 3313-3329 / (65) 3645-7270 / (65) 8454-6946