Turismo /

25 de Abril de 2022 08h34

3º Festival da Pamonha fomenta comércio local e turismo na comunidade Rio dos Peixes

25/04/2022

EMILY MAGALHÃES

Gustavo Duarte

Arquivo

A terceira edição do Festival da Pamonha foi um sucesso, atraindo centenas de pessoas e fomentando o turismo e o comércio na comunidade Rio dos Peixes, localizada no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). O evento, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de abril, foi idealizado pela gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, para comemorar o aniversário de 303 anos de Cuiabá.

O festival contou ainda com a parceria da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Comunicação e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Durante os quatro dias de evento, centenas de pessoas passaram pelo local e puderam apreciar pelo menos dez opções de sabores de pamonhas, curau, bolos, doces, entre outras iguarias que foram comercializadas em 36 barracas e estabelecimentos locais. Além disso, os visitantes puderam ainda contemplar as exposições de artesanatos produzidos por artesãos locais. De acordo com o secretário de Turismo, Zito Adrien, antes mesmo de terminar, o festival já havia superado as expectativas iniciais de produção, que eram de 25 toneladas de produtos derivados do milho.

"As  expectativas realmente foram superadas. A Secretaria tem um formulário que vem passando em todas as barracas desde o primeiro dia do evento e vamos contabilizar a tonelagem vendida, o número de público consumidor e empregos temporários gerados pelo festival", destacou Adrien.

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, reforça que o sucesso do evento se deve ao apoio da gestão Emanuel Pinheiro, a  união de esforços entre as secretarias em conjunto com a comunidade.

"Aquilo que plantamos há quatro anos, boas sementes que geraram bons frutos. Esse festival superou todas as expectativas em função da união de esforços das secretarias. Hoje temos praticamente metade da Prefeitura atuando nesse evento, com uma dedicação de corpo e alma de todos os colaboradores, juntamente com toda a comunidade. Fizemos uma estimativa de que chegasse a pelo menos 25 toneladas e já sabemos que esse número foi superado. Mais importante do que tudo isso é a consolidação dessa região como um polo de atrativo turístico e de gastronomia. Então, o prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns por ter enxergado e apoiado integralmente esse evento", pontuou Vuolo.

O comerciante José Célio dos Santos, que trabalha diretamente com produção de pamonha, curau e bolo de milho, afirmou que se sente muito feliz com os resultados do festival e que está ainda mais animado para a edição do próximo ano.

"Estamos muito felizes e agradecidos pelo apoio da Prefeitura de Cuiabá neste festival. A nossa expectativa foi superada e isso nos deixa ainda mais empolgados para a próxima edição. Essa festa foi muito proveitosa e, com certeza, trouxe grandes benefícios porque acreditamos que o turismo vai se fortalecer ainda mais aqui na comunidade. Então, só temos a agradecer a Deus e a Prefeitura de Cuiabá", agradeceu.

FESTIVAL DA PAMONHA

A primeira edição do Festival da Pamonha foi realizada em 2018, alcançando a marca de quatro toneladas de milho vendidas. Já em 2019, esse número subiu expressivamente para 11 toneladas. Por conta da pandemia, o evento foi suspenso em 2020 e 2021.