Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Em toda cidade

21 de Março de 2016 11h34

Vendas do ‘Peixe Santo’ começam nesta quarta-feira em 30 pontos

21/03/2016

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta segunda-feira (21), na Praça Alencastro, a 25ª Edição do projeto “Peixe Santo”, que comercializará mais de 100 toneladas de pescado com preços acessíveis nos dias 23, 24 e 25 de março. A edição traz como tema “Nosso Peixe é Digoreste...Venha aqui prová!!. 

Peixes das espécies Pintado, Tambatinga e Pirapitinga serão vendidos em 30 pontos espalhados pela cidade. Ao abrir a programação, o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony Silva, destacou a importância do projeto realizado há 25 anos e a expectativa para que seja vendida uma quantidade superior ou igual a do ano passado que foi de 160 toneladas.

“A cada ano percebemos uma participação mais efetiva por parte dos piscicultores que têm esta atividade como fonte de renda e a retribuição da comunidade que compra o pescado, tanto do caminhão, como na Semana Santa, e recebe uma alimentação saudável e de qualidade”, lembrou o secretário.

De acordo com a coordenadora de Aquicultura do Ministério de Agricultura, Hellen Cristina Gomes,o projeto é mais uma forma de estreitar a relação com os pescadores.

“Em Mato Grosso há 2.500 piscicultores e muitos deles ainda precisam de respaldo para que prosperem em lucro, conhecimento técnico e consigam finalmente exportar o pescado de tanque para outros estados” explicou.

O peixe redondo (sem vísceras e escamas) será vendido a R$11,50 o quilo e peixe de couro (sem vísceras) a R$18,00 o quilo. O horário de comercialização será das 7h30 às 20h. Na sexta-feira (25), os pontos fecham às 14h.

Também participaram do lançamento o secretário-adjunto de Trabalho Vinicyus Hugueney, o secretário municipal de Ordem Pública, Henrique Souza, e o vereador Domingos Sávio.Nesta terça-feira (22), a Prefeitura realizará um seminário sobre o consumo de pescado, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O evento será realizado em parceria com as secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos, Governo e Comunicação, Saúde (Vigilância Sanitária), Ordem Pública, Meio Ambiente, Assistência Social, assim como a Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental.

CONFIRA A TABELA COM OS PONTOS DE VENDA EM ANEXO