Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Requalificação

16 de Novembro de 2015 17h00

Sudeco destina R$ 400 mil para obras de requalificação do Mercado do Porto

16/11/2015

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) destinará a quantia de R$ 400 mil para as obras de revitalização do Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf, mais conhecido como Mercado do Porto.

O investimento foi confirmado nesta segunda-feira (16), durante uma reunião entre o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, e o  superintendente da Sudeco, Cleber Ávila.

O projeto arquitetônico e orçamentário elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU), já foi apresentado ao prefeito Mauro Mendes e aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A obra prevê a restauração de todos os boxes, banheiros,mezanino de acesso entre o térreo e o primeiro andar e construção de uma praça de alimentação.

Atualmente o mercado comporta 431 boxes, mantidos por 179 permissionários. As barracas estão setorizadas na comercialização de pescado, açougue, doces e queijos, aves abatidas, rações, hortifrutigranjeiros, temperos, artesanato e lanchonetes.

“O convênio será assinado até o dia 31 de dezembro e estamos na expectativa para que o projeto saia do papel, porque para que os recursos sejam liberados é necessário que o projeto tenha começo, meio e fim. Trata-se de um mercado referência que merece mais atenção. Com a restauração, surtirá efeitos positivos tanto para os feirantes, como para o grande público”, afirmou o  superintendente da Sudeco, Cleber Ávila.

De acordo com Domingos Sávio, a secretaria fará um estudo técnico para avaliar em que área o dinheiro deverá ser investido e entre as possibilidades apontadas está aplicar no depósito de resíduos sólidos, que facilita a higiene e a coleta seletiva de lixo. A requalificação será feita em 2016, porém a data de início ainda não foi definida.

“Teremos um grande trabalho pela frente e toda parceria será bem-vinda. Este espaço faz parte da história de Cuiabá e será uma das nossas prioridades para o próximo ano”, assegurou o secretário.

O Mercado do Porto ocupa uma área de 26.480 metros quadrados e está localizado na Avenida Oito de Abril , esquina com a Rua 13 de Junho (Porto). Ele foi entregue à comunidade em 1995 e regulamentado pelo decreto municipal N° 3.231 de 26 de Julho de 1996.