Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Modernizando

29 de Julho de 2015 14h42

Sine Municipal inicia emissão da Carteira de Trabalho Digital

29/07/2015

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O Sine Municipal do Centro de Cuiabá começou nesta quarta-feira (29) o atendimento para emissão de Carteira de Trabalho digital. A mudança integra o projeto de modernização do Ministério do Trabalho e Emprego e ocorre em parceria com Sine Estadual e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT). 

O sistema da CTPS Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador. Todas as informações serão cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. O cadastro permitirá ainda a realização de consultas sobre a vida profissional do trabalhador, como saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), contagem do tempo de serviço e pagamento de abono salarial.

Na próxima semana o Posto Avançado do Sine Coxipó também disponibilizará gratuitamente o documento no formato passaporte. 

“Com atendimentos em duas unidades do município pretendemos desafogar as filas formadas no Sine Estadual e fazer com que nenhuma pessoa fique sem o documento. Para dar este suporte, investimos em equipamentos modernos e cumprimos todas as exigências do Ministério para inibir a prática de fraudes em benefícios pagos pelo Governo Federal”, afirmou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Domingos Sávio. 

Para fazer o pedido, o trabalhador deve fornecer apenas o RG, CPF e cópia do comprovante de endereço. De acordo com a gerente do Sine Centro, Lovani Scheffler, após o cadastramento a carteira deve ser entregue ao trabalhador em um prazo de 30 a 60 dias, dependendo da demanda. Quem já tem o documento não precisa se deslocar até os postos para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida.

“Temos uma equipe específica para fazer este atendimento e neste primeiro momento estamos dando prioridade para aqueles que perderam a carteira antiga, ainda não tem ou os que estão com o documento danificado. Lembrando que nos casos de extravio ou roubo é necessário apresentar os documentos pessoais originais, um boletim de ocorrência e número da carteira anterior”, explicou. 

A carteira de trabalho digital já é realidade em outros estados do Brasil como Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Sine Centro são feitos em média 1.200 atendimentos por mês e na unidade também são ofertados os serviços de captação de vagas, encaminhamento ao mercado de trabalho, entrada no pedido de seguro-desemprego e cursos de capacitação profissional.O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 7h às 17h.