Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Alternativa

22 de Março de 2016 16h10

Seminário aborda desafios para inserção de pescado na alimentação

22/03/2016

EVELYN RIBEIRO

Marcos Vergueiro

Arquivo

Concluindo mais uma etapa da programação que antecede as vendas do projeto Peixe Santo 2016, a Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promoveu nesta terça-feira (22), o 3º Seminário “A Importância do Consumo de Pescado na Alimentação e Saúde da População”.

A palestra é voltada para alunos e professores das áreas de nutrição, ciência e tecnologia de alimentos, medicina veterinária e engenharia de alimentos. Esta edição trouxe discussões sobre as dificuldades e desafios para a inserção do pescado na merenda escolar em Mato Grosso, programas de autocontrole em frigoríficos, diagnóstico da piscicultura, além de perspectivas e oportunidades de implementação de pescado no Estado.

“Estamos em segundo lugar na produção nacional de pescado e vivenciamos um momento oportuno para discutir, identificar o perfil do consumidor e reforçar as características que fazem do peixe um alimento saudável”, destacou o professor da UFMT Jorge Luiz Pérez.

Para o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony Silva, a parceria com as universidades e instituições contribui na divulgação e incentivo do consumo de forma direta e indireta.

“Além de repassar mais conhecimento aos alunos, as atividades extracurriculares e o início das vendas do peixe com preço acessível, são uma forma de aproximação com o consumidor final que, em alguns casos, não tem o hábito de comer peixe e passa a ter”, lembrou o secretário.

O evento conta também com a parceria da Universidade de Cuiabá (UNIC), Núcleo de Estudos em Pescado (Nepes), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Tecnologia Senai  Cuiabá, Conselho Regional de Nutricionistas e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/MT).

VENDAS DO PEIXE SANTO

As vendas da 25ª Edição do Peixe Santo ocorrem no período de 23 a 25 de março em 30 pontos espalhados pela cidade, das 7h30 às 20h. Na sexta-feira (25), os pontos fecham às 14h.O peixe redondo (sem vísceras e escamas) será vendido a R$ 11,50 o quilo e peixe de couro (sem vísceras) a R$ 18,00 o quilo. Entre as espécies disponíveis estão Pintado, Tambatinga e Pirapitinga.