Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRICULTURA FAMILIAR

14 de Março de 2017 14h22

Secretário visa fortalecimento da agricultura familiar

14/03/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Marcos Vergueiro

Arquivo

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, participou nesta segunda-feira (13), da reunião organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (SINTERP), na sede da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (SEAF-MT). No objetivo, promover ações de fortalecimento a agricultura familiar, e discutir estratégias para mobilizar a sociedade municipal, em torno da estrutura fundiária, com o apoio e parceria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública (Sinterp), além dos secretários municipais de agricultura do Vale do Rio Cuiabá. 

Na ocasião, foi apresentada a proposta de um seminário intitulado “Desenvolvimento Sócio Econômico Ambiental da Agricultura Familiar”. A necessidade de repensar a agricultura familiar foi percebida com seu desaparecimento alguns anos atrás, porém, a partir do ano de 2014, ela começou a ser resgatada e ter visibilidade maior, com o apoio da ONU (organização das Nações Unidas) que declarou como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, reposicionando a agricultura agrícola de politicas nas agendas nacionais.

“Quero poder acrescentar mais, nesta politica de economia famíliar, através da agricultura, a prefeitura de Cuiabá, tem interesse e vai estar dentro desse processo. Agradecer ao governo do estado, por esse recurso para revitalização do Mercado do Porto. E também adiantar que temos interesse em fechar parceria com a Empaer, para formaçãoo profissional da secretaria e, para que dessa forma, possamos atender todas essas demandas”, reforçou Vinicius Hugueney Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá.

O presidente do Sinterp-MT, Gilmar Brunetto, manifestou preocupação com o segmento, devido o crescente êxodo rural do filho do produtor, que não tem interesse em dar continuidade agricultura familiar, devido a falta de condições financeiras.

“É necessário um plano de cultura familiar para que haja sucessão familiar dos filhos dos produtores, também buscamos isso.  Essa parceria dará garantias ao produtor e se cada município tivesse como ter um plano municipal, seria mais simples. Precisamos encontrar uma forma de resolver a desburocratização, sugiro até, que tenhamos um prédio que pudesse acomodar os órgãos relacionados à agricultura”, conferiu o presidente Gilmar Brunetto.