Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / REVITALIZAÇÃO

22 de Fevereiro de 2017 14h36

Secretário debate melhorias no Mercado do Porto com permissionários

22/02/2017

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, realizou nesta quarta-feira (22), uma visita no Mercado do Porto, com o intuito de ouvir sugestões dos permissionários a cerca do projeto de reforma do local. A revitalização do tradicional ponto de comércio cuiabano foi colocada como uma das grandes prioridades da Pasta comandada pelo secretário.

Conforme o gestor, visitas como essa são de extrema importância para estabelecer um franco diálogo com os comerciantes, para que de uma maneira conjunta seja possível encontrar um caminho eficiente na implantação das melhorias. Nesse sentido, ele ressaltou que ouvir os permissionários é uma parte primordial dentro do projeto, pois são eles que conhecem as verdadeiras necessidades de infraestrutura.

“Viemos aqui, juntamente com nosso arquiteto Márcio Puga, para que possamos ouvir um pouco das ideias dessas pessoas que aqui trabalham e que construíram uma vida inteira nesse lugar. A partir dessa conversa podemos analisar aquilo que é considerado o ideal e incrementar dentro do planejamento comandado pelo nosso arquiteto”, relatou.

O secretário explicou ainda que o projeto se encontra atualmente em fase adiantada e que o mais breve possível entrará na fase de execução. “A gente precisa colocar essa reforma em prática o quanto antes, pois há muito tempo esse ponto tradicional de Cuiabá Não recebe um olhar cuidadoso. Vamos trazer a humanização para as pessoas que aqui frequentam, tornando o local bem mais aconchegante”, afirmou.

Para Vandir Lopes, de 63 anos, feirante no Mercado do Porto há pelo menos 42 anos, a revitalização do ponto trará uma melhoria não só para os comerciantes, mas também para os clientes que frequentam o Mercado diariamente. “Esse trabalho será um grande divisor de águas, pois a nossa feira também pode ser considerada um ponto turístico. Não é só o cuiabano que entra aqui, recebemos também muita gente de fora”, contou.

O presidente da organização do Mercado do Porto, José Ismar, destacou que determinação da participação dos permissionários na elaboração do projeto de reforma e revitalização partiu do próprio prefeito Emanuel Pinheiro, que entendeu a relevância de fomentar a discussão.

“Esse diálogo foi algo que o prefeito pediu que existisse e nós estamos trabalhando na orientação e conscientização sobre a necessidade de participação no desenho do modelo a ser implantado aqui”, afirmou.