Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Visitas

08 de Novembro de 2015 01h22

Secretário apresenta ações de desenvolvimento econômico para vice-governador e senador

08/11/2015

LUCIANA SOUZA

Michel Alvim

Arquivo

O  secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Domingos Sávio, apresentou na manhã deste sábado (07), ao  vice-governador Carlos Fávaro e ao senador José Medeiros, alguns locais que se concentram as ações de políticas públicas que a prefeitura vem desenvolvendo  visando o fomento da economia local com os estímulos, na busca por transformar a capital em exemplo de crescimento para o restante do país e futuramente, para o mundo.

A caminhada começou pelos polos em que se ministram as aulas da segunda etapa dos cursos do pPrograma ‘Qualificar Cuiabá’; Escolas Cesário Neto, Francisval de Brito, André Avelino e na Base Comunitária da Polícia Militar do Bosque da Saúde. A comitiva visitou salas de aula e conversou com os alunos sobre a importância dos cursos e o que isso representa para o município e vida profissional de cada um dentro da estatística econômica atual do país.

“Nossa atual realidade em termos de pessoal qualificado é preocupante. Mais de 40% dos profissionais que entram no mercado de trabalho não conseguem manter-se por não atenderem as expectativas dos contratantes. Isso gera um mapa negativo para nossa conjuntura econômica, que em instantes oscila na taxa de empregados e desempregados. A busca por qualificar nossa população local tem o intuito de estabilizar esses números e depois aumentá-los na medida em que o estado for abrindo mais produtividade”, explicou o secretário Domingos Sávio.

O secretário também destacou o perfil dos mestres que estão conduzindo as aulas como ponto base para um bom resultado. “Para que isso acontece e alcancemos os resultados que almejamos, buscamos profissionais preparados para conduzir esses cursos. São pessoas de peso, que vão fazer a diferença na qualificação para quanto esses alunos chegarem ao mercado de trabalho, em que eles estejam seguros no desenvolvimento de suas atividades.”

Dentro desse panorama, o senador José Medeiros exemplificou para os alunos alguns aspectos que explicam nossa realidade em vista de outros países, muitas vezes, com uma economia menor que a nossa, porém concentrando mais investimentos no foco correto, que rendem resultados positivos se tratando de estabilidade econômico-financeira.

“O que falta para nosso país hoje, é investimento correto, com mais empenho por partes dos gestores e colaboradores. A população precisa de uma reeducação na base do mercado de trabalho. Um país que tem esse perfil a que precisamos seguir, é a índia, que a muito desenvolveu com a sua população a qualificação, vencendo não só o atendimento da demanda interna, mas exportando esses serviços para outros países. Enquanto nós não temos mão de obra suficiente para atender nem a demanda interna, pois o déficit ainda é muito grande de pessoal”, citou.

Para se manusear uma simples máquina colheitadeira o profissional tem que entender de informática, de posicionamento global, idiomas, de uma série de conhecimentos, “por isso a prefeitura, mais uma vez, acertou em começar buscar esse desenvolvimento econômico pela qualificação de pessoal. Presencio aqui, um começo do que pode ser nossa base para um mercado estável”, acrescentou Medeiros.

Fechando as visitas pelos polos, o vice-governador, Carlos Fávaro, comentou sobre as produções de grãos, agricultura, piscicultura e parabenizou a iniciativa do município em investir nos cursos como carro-chefe para fomentar a economia.

“Indo na contramão de muitos países, nossa economia se encontra em movimento crescente, principalmente do nosso estado. Somos produtores de soja, algodão, peixe, entre outros. Temos um PIB em constante crescimento. Porém, como já foi citando pelos colegas aqui, existe um déficit de mão de obra qualificada muito grande. E esse trabalho que a Prefeitura de Cuiabá está desenvolvendo é de extrema importância para vencermos esse problema”, enfatizou.

E também dispôs interesse em expandir a ideia do programa ‘Qualificar Cuiabá’ por todo o estado. “Quero levar essa ideia para o Governo do Estado e fomentá-la pelas regiões do estado, tornando-a plena. Precisamos dessas ações para que nosso trabalho chegue a outros estados e países.”

Na sequência, a comitiva seguiu para nova Central de Abastecimento de Cuiabá. No local, as autoridades conversaram com os comerciantes, que solicitaram algumas melhorias, incluso a concessão da área por mais 30 anos, uma vez que investiram em ampliações do espaço e, também, a parte de pavimentação do local, pois a poeira dificulta a exposição dos produtos. Em contrapartida, os comerciantes ofereceram construir um banco de alimentos para a população.

Seguindo para a tradicional Feira do Porto, o grupo pode conhecer as reformas realizadas e o projeto de revitalização que está previsto para o local, que traz como destaque a transformação da praça de alimentação com a construção de um mezanino-pavimento localizado entre o andar térreo e o primeiro andar.

“Queremos fazer do local, sem que ele perca sua essência, um ambiente de lazer para às famílias cuiabanas. E para isso, precisamos desenvolver, dentro dos recursos, projetos que tragam essas características de modernidade. Assim, contamos com a disposição, tanto do Estado quanto do Senado para que isso vire realidade”, disse Domingos Sávio.

Finalizando as visitas, e também fazendo um balanço de tudo que foi apresentado ao longo da manhã, as autoridades políticas caminharam pelo shopping popular, recém-reformado.

“Fiquei muito feliz com o que me foi apresentado. Deixo aqui meus parabéns ao secretário Domingos Sávio e ao prefeito Mauro Mendes pelos trabalhos que vem sendo realizados pela cidade, principalmente por essa preocupação com a área de desenvolvimento econômico. Colocamo-nos à disposição para colaborar com essas transformações”, finalizou Carlos Fávaro.