Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Agricultura familiar

12 de Janeiro de 2017 15h29

Secretaria disponibiliza Kits de irrigação para Agricultura Familiar

12/01/2017

ANA PAULA SOARES

Marcos Vergueiro

Arquivo

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicyus Hugueney, apresentou nesta quarta-feira (12) aos representantes das Associações de Produtores Rurais de Cuiabá, a disponibilidade de 75 kits de Irrigação adquiridos pela Secretaria através do Ministério de Agricultura.  tais como Pronaf, Penai e PAA.

Conforme explicou o secretário, os critérios para adquirí-los serão apresentados às associações e devem estrar em fase de instalação o mais breve possível. “Algumas exigências são básicas. Dos 400 kits disponibilizados para o Estado, conseguimos trazer 75 para a Capital. Os kits são compostos de uma caixa d´agua e canos suficientes para cobrir uma área de 500 m²”, explicou.

Na ocasião, o secretário  apresentou a equipe técnica que dará suporte às ações da Pasta. “Eu estou reunido com vocês para apresentar também minha gestão e parceiros que irão trabalhar junto aos meus colegas de partido, o ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP) e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP). Nós temos hoje aqui em Cuiabá uma secretaria com parceria direta com o Ministério da Agricultura. Isso é um privilegio de poucos”, disse o secretário.

A presidente da associação dos produtores Rurais de São Jerônimo, Rosineide dos Santos, apresentou a real situação dos pequenos produtores rurais da região. De acordo com ela, seria impossível continuar sem a manifestação do poder publico em ajudar as comunidades. “Tínhamos água, mas não havia irrigação. Faltava apoio do governo, do prefeito e do secretário. Estamos dando um passo para começar a melhorar”, comemorou.

O representante da Asppra, Dorival Rigotti, destacou a importância da iniciativa da atual gestão em estreitar o diálogo com os produtores. “Gostaria de parabenizar essa iniciativa de apresentação. Era comum sabermos das ações da secretaria só pela televisão e nunca víamos na pratica a melhora. Estamos felizes por sermos lembrados. Essa apresentação foi muito importante”, concluiu.

Estiveram presentes representantes das comunidades Aricasinho, Cinturão Verde, Bela Vista, 21 de Abril, Assentamento Mineiro, São Jeronimo e Marcolana.