Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / FOMENTO

07 de Março de 2017 20h06

Secretaria de Trabalho projeta revitalização do Mercado Central

07/03/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Marcos Vergueiro

Arquivo

O Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, vistoriou o Mercado Municipal Miguel Sutil, na companhia do vereador Paulo Araújo (PP) nesta terça-feira (07). No objetivo, delinear um Projeto de revitalização que devolva a salubridade e o resgate histórico do local, visando às comemorações dos 300 anos de Cuiabá.

Conforme pontuou o secretário, a inspeção “in loco” foi parte das direções consolidadas após reunião com o Prefeito Emanuel Pinheiro, vereador e demais representantes do Mercado Central. Todavia, relata que ficou perplexo com o estado crítico e lastimável encontrado no local.

“Estamos alinhados com o prefeito que quer uma Capital melhor para se viver e humanizada, já para as comemorações dos 300 anos. Por isso, ouvimos os comerciantes e detectamos a necessidade de ações emergenciais no Mercado, principalmente nas condições estruturais e na segurança dos permissionários e clientes”, disse o Secretário.

Como parte dos encaminhamentos, o secretário ressaltou que irá solicitar uma avaliação dos engenheiros e arquitetos do IPDU (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano) para formular o Projeto e, posteriormente apresentá-lo ao prefeito.

Segundo Paulo Araújo, a Câmara dos Vereadores comunga da preocupação da Prefeitura e reconhecesse a necessidade de restauração do espaço público, vez que ele encontra-se na região central e poderá ser considerado ponto turístico da Capital, dado a representatividade do espaço, junto à cuiabania.

“Concordamos que o Mercado Municipal merece melhorias estruturais. Ele tem sua parcela histórica para a cidade e, o fato de termos vindo aqui com o secretario, demonstra a nossa preocupação com o lugar. Lembro-me, que neste mercado funcionavam açougues, restaurantes, floriculturas e era muito visitado pelos cuiabanos”, enfatizou o vereador.

Iniciando os trabalhos e para saber de fato quem está com os cadastros ativos, Vinícius reforça que a Secretária de Trabalho, irá realizar o recadastramento dos permissionários do  

Mercado que foi fundado na década de 70, consolidando referência em compras de hortifrutigranjeiros, artigos da gastronomia árabe e produtos da culinária japonesa.

 

  •