Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / PRODUTORES RURAIS

04 de Setembro de 2017 15h52

Secretaria de Desenvolvimento Econômico entrega kits de irrigação à comunidade de São Jerônimo

04/09/2017

ALESSANDRA BARBOSA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico realizou sexta-feira, 01, a entrega dos últimos kits de irrigação aos pequenos produtores rurais da comunidade de São Jerônimo, a 35 km de Cuiabá.

Todas as famílias comtempladas ao longo da distribuição atenderam o perfil solicitado nos programas de compra direta, do governo federal, ou seja, produtores inscritos nos programas de incentivo à agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).  Os kits têm o papel de melhorar o plantio e esse sistema de gotejamento faz com que economize água de forma sustentável nos períodos de seca.

Esta ação faz parte do Termo de Compromisso assinado em fevereiro entre a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico garantiu a entrega de 70 kits de irrigação por gotejamento para os pequenos produtores rurais de Cuiabá.

Durante a entrega foi assinado um Termo de Compromisso entre a Secretaria e os agricultores. Eles se comprometem a honrar alguns compromissos: fazer a instalação da caixa d’agua em uma altura de 1,80m; montar os kits em uma área de 500 metros quadrados e informar à Secretaria o que será plantado no canteiro.

“Tenho certeza que vai ser muito útil para eles, como foi nas outras comunidades rurais que percorremos. Aqui eles plantam hortaliças leguminosas e frutas e ainda tem o seu  potencial turístico que faz do lugar um local que todas devem conhecer. E agora com mais este reforço no cultivo os produtos eles vão longe”, afirmou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney.

A comunidade rural de São Jerônimo é no processo produtivo agrícola, artesanato, cultural e turístico, porém dependem de parcerias. Para a presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Jerônimo, Rozineide Santos, os kits vão ajudar a estimular a produção das famílias do local, que vão poder garantir o ano todo sua colheita.

“Os turistas que visitarem a região poderão conhecer como funciona a nossa agricultura familiar e a produção de diversos alimentos que temos aqui e que eles poderão levar pra casa. Quem passa pela nossa comunidade faz um passeio histórico e vão poder constatar que, além da cultura, temos uma forma única de lidar com a terra e também de cultivar suas tradições”, diz Rozineide.