Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Preparados

25 de Abril de 2015 22h29

Qualificar Cuiabá entrega certificados a mais 400 alunos que se habilitam para o mercado

25/04/2015

CARLOS MARTINS

Marcos Vergueiro

Arquivo

O primeiro grupo do Projeto Qualificar Cuiabá recebeu na noite deste sábado (25) os certificados de conclusão de cursos oferecidos gratuitamente pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico. A solenidade de entrega dos certificados para 400 alunos aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (bairro Bandeirantes), que ficou lotado. Durante o evento, que faz parte das comemorações pelos 296 anos da Capital, o secretário Domingos Sávio, juntamente com diretores e professores, fez a entrega simbólica de certificados para 10 alunos (os demais foram entregues em uma sala anexa).

O Qualificar Cuiabá reuniu durante oito semanas oito turmas nos cursos de Informática Básica e Inclusão Digital, Gestão de Recursos Humanos (RH) e Gestão Financeira, com aulas aos sábados pela manhã e a tarde.  De acordo com o secretário, 2.300 pessoas se inscreveram para as 500 vagas abertas. Além dos 400 que receberam os certificados, outros 100 ainda continuam com as aulas que funcionam em locais situados no Coxipó, CPA e Centro. “Já para o segundo semestre vamos abrir mais 150 vagas, lembrando que ainda temos na fila 1.800 pessoas”, disse o secretário, comemorando o resultado da iniciativa do prefeito Mauro Mendes que está ajudando na qualificação de pessoas que agora estão mais preparados para disputar um lugar no mercado do trabalho.

Sávio disse que durante a Copa do Mundo, a secretaria detectou que o aproveitamento pelas empresas dos inscritos enviados pelo Sine Municipal estava baixo. O motivo era a falta de qualificação. Daí a iniciativa do prefeito Mauro Mendes em criar o Qualificar Cuiabá, projeto que é gerido com recursos próprios da prefeitura por meio do Funger (Fundo de Geração de Emprego e Renda), com dinheiro oriundo do Pró Cuiabá. “Estes recursos são provenientes das empresas que se instalam em Cuiabá e que repassam uma porcentagem daqueles impostos que deixam de ser arrecadados em razão dos benefícios do Pró Cuiabá”, explicou Domingos Sávio, que aproveitou para anunciar mais outro curso para as próximas turmas, o de Dicção e Oratória.

A estudante de Administração Regiane Raquel Neris dos Santos ficou sabendo da abertura das inscrições por uma amiga. Ele fez o curso de RH e agora está na expectativa de conseguir um lugar em alguma empresa, já que no momento está desempregada. “Aprendemos durante o curso sobre a rotina do RH. Como se faz o processo seletivo, o recrutamento, as entrevistas. Acredito que estou preparada, agora é correr atrás de um emprego”.

E a Regiane terá uma oportunidade no que depender da prefeitura. De acordo com o coordenador dos cursos do Projeto Qualificar Cuiabá, Joaci Conceição Silva, ela será uma das cadastradas no banco de dados do Sine Municipal, abrindo-lhe a oportunidade de ser contratada por alguma empresa. “Hoje é um dia especial para todos nós”, disse Joaci, que ressaltou também a importância dos cursos serem levados para os bairros ampliando as oportunidades para os interessados.

O servidor público Eduardo Henrique Cardoso, 37 anos, fez o curso de Gestão Financeira, ministrado durante oito semanas aos sábados. Trabalhando na área administrativa da Defesa Civil, Eduardo faz o quarto semestre de Administração no Instituto Cuiabano de Educação (ICE). Ele gostou muito do curso, que, para ele, será muito importante em sua meta de se tornar um empreendedor. “Tem que se qualificar, porque o mercado está ficando cada vez mais estreito”, alerta ele, que assim como o colega Marcos Fernando, 22 anos, estudante de Engenharia Civil da Faculdade Anhanguera, aproveitará o curso para a faculdade que contará como horas aulas.

Exemplo

Entre os alunos, o senhor Cezar Romero Viana Paes, 73 anos, que recebeu seu certificado das mãos do secretário Domingos Sávio. Juntamente com o filho Cezar Vinícius, 33, e a nora Fabiana, 23, Cezar fez o curso Gestão Financeira. Aos colegas do curso, que também abraçaram a oportunidade criada pelo prefeito Mauro Mendes - já que antigamente os “governos não ofereciam cursos”, segundo ele -, Cezar envia uma mensagem: “Estudem e nunca desistam. Só se vence com atitude e perseverança”, incentivou.

E ele é um exemplo. Depois de ter saído da escola aos 15 anos (por volta de 1958), só voltou a estudar há oito anos depois de se aposentar da profissão de representante comercial. “Em um ano conclui o segundo grau na Escola Estadual Cesário Neto e em 2009 entrei para o curso de Direito na Unic”. Formado no ano passado, Cezar pensa agora em fazer uma pós-graduação em Direito Trabalhista.