Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Semana Santa

23 de Fevereiro de 2015 10h45

Prefeitura orienta sobre regras para comercialização do ‘Peixe Santo’

23/02/2015

EVELYN RIBEIRO

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá promoveu nesta segunda-feira (23) uma reunião com produtores, piscicultores e vendedores que vão trabalhar durante a 24ª Edição do Projeto “Peixe Santo”. 

O objetivo do encontro foi alertá-los sobre as exigências sanitárias e de segurança para a comercialização do peixe em 28 pontos da Capital.Quem não efetuar todos os procedimentos necessários poderá perder a autorização de venda. 

“Nossa intenção neste momento é sermos parceiros. Não queremos prejudicar ninguém e por isso estamos repassando todas as informações necessárias com antecedência”, explicou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio.

Entre os pré-requisitos estão a obrigatoriedade de inscrição, que este ano será gratuita, realização de um curso de capacitação sobre manipulação de alimentos, em parceria com o Senai,carteira sanitária, apresentação de exames médicos, balanças aferidas pelo Inmetro e licença de despesca (retirada do peixe com rede ou tarrafa).

Agnaldo de Souza, 46, é vendedor no‘Peixe Santo’ desde a primeira edição. Segundo ele, as recomendações devem ser seguidas. “Todos os anos temos que lidar com pessoas que insistem em trabalhar de forma irregular ou nem sabem manipular o alimento. O rigor é necessário”, afirmou. 

Além do mapeamento dos pontos de venda, a Secretaria de Trabalho fará nos próximos dias um estudo de mercado para definir os valores de comercialização do pescado. Estas questões serão concluídas na próxima reunião prevista para o dia 23 de março. 

O projeto Peixe Santo proporciona condições para que a maioria da população cuiabana possa adquirir peixes frescos a preços acessíveis durante a Semana Santa.

Com o tema ‘Consuma nosso peixe, delícia com sabor de saúde; comer peixe é demais de bom’, a programação será lançada no dia 30 de março, na Praça Alencastro. O período de comercialização será nos dias 1º, 2 e 3 de abril.