Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Oportunidade

11 de Julho de 2016 16h09

Prefeitura oferece curso de informática para dependentes químicos

11/07/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta segunda-feira (11), seu primeiro curso de informática voltado para dependentes químicos internados em comunidades terapêuticas. Fruto de uma parceria entre as pastas municipais de Ordem Pública e Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a iniciativa visa capacitar os participantes para seu egresso no mercado de trabalhando, conferindo uma oportunidade gratuita de desenvolver novas habilidades.

“Tratar de dependentes químicos vai além do longo processo de cura do vício de entorpecentes. Dentro deste cuidado, é importante devolver a estes ex-usuários à vida, permitindo que todos retomem o convívio social de forma plena e saudável. O município anseia pela evolução de cada paciente atualmente instalado nas comunidades terapêuticas, na certeza de que todos são dignos de uma segunda chance. Ao oferecermos um curso de informática básica para este nicho, estamos lhe dando esperança de um futuro promissor e repleto de novas conquistas. Estamos lhes oferecendo a oportunidade de recomeçar”, afirmou Eduardo Henrique de Souza, secretário municipal de Ordem Pública.

O curso, que tem duração de 40 horas, está sendo ofertado na Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão e contempla 30 dependentes químicos. Ao longo de duas semanas, eles aprenderão todas as questões fundamentais ligadas à informática, como procedimentos de uso da internet em sites de busca, além de lições sobre o Pacote Office completo. Segundo o secretário municipal de Trabalho, Alex Jony, realizar essa experiência pela primeira vez tem grande valor para os participantes, principalmente por conta de suas origens.

“Cada um aqui possui um passado trágico e muitas portas já se fecharam para eles. Ao oferecermos essa nova oportunidade, estamos garantindo o direito de começar de novo, independente do que já tenham feito anteriormente. Temos aqui pessoas humildes e que foram alienadas ao mundo dadas às circunstâncias, mas que querem recuperar aquilo que as drogas lhes tirou. Com este curso, daremos dignidade e a certeza de que sempre é possível continuar caminhando. Estes dependentes aprenderão coisas novas, conhecerão um universo que muitos nem sabiam que existiam. Eles poderão retomar suas vidas e voltar ao meio social como cidadãos que sempre foram”, revelou.

Ao final do curso, os participantes receberão um certificado e poderão se cadastrar no Sine Municipal, ampliando suas chances de conquistar uma nova oportunidade de trabalho. Após o término das aulas, a próxima comunidade terapêutica a receber a iniciativa será a instituição Limiar.