Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / HUMANIZAÇÃO

08 de Agosto de 2017 07h57

Prefeitura entrega kits de banheiros químicos para as 51 feiras livres da Capital

08/08/2017

RAFAELA GOMES CAEATANO

Luiz Alves

Arquivo

As 51 feiras livres regulares presentes na Capital foram contempladas com uma série de kits de banheiros químicos, que foram entregues pela Prefeitura de Cuiabá. Ao longo do mês de julho, comerciantes e frequentadores perceberam a mudança nos bairros, mais precisamente nos dias em que a tradicional comercialização de alimentos e produtos acontece nas ruas das regiões. A medida visa garantir melhores condições de trabalho e oferecer conforto aos consumidores, que já adotaram as feiras como parte da cultura cuiabana.

Fortalecendo o compromisso da humanização com todas as esferas municipais, o prefeito Emanuel Pinheiro pontuou a importância em certificar que os feirantes sejam resguardados durante seu extenso período de trabalho nas ruas dos bairros onde atuam.

“Este é o ganha-pão destas pessoas. Elas tiram todo seu sustento da comercialização informal de alimentos e outros produtos. São trabalhadores dignos, que atuam em conformidade com a legislação municipal e merecem ter seu serviço devidamente valorizado. A instalação dos banheiros químicos é uma resposta a um antigo clamor do nicho e vai ao encontro da nossa premissa de gestão pública, que coloca os interesses das comunidades sempre a frente de qualquer outro aspecto. Os kits permitirão que as longas jornadas em meio a altas temperaturas sejam amenizadas, com a certeza de que cada comerciante terá um auxílio digno para manter-se apto e disposto para continuar desempenhando suas funções. Além disso, os usuários ficarão mais tranquilos para aproveitar as feiras, considerando que não precisarão ter pressa para realizar a compra da mercadoria desejada, bem como desfrutar de um saboroso lanche, como é muito comum”, afirmou.  

Atraindo mais de 20 mil pessoas mensalmente, as 51 feiras livres existentes em Cuiabá já fazem parte da rotina da população cuiabana, tendo aceitação maciça entre os moradores das regiões onde o mercado aberto acontece semanalmente. Para o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, valorizar os pequenos produtores e os consumidores que preferem comprar alimentos em âmbito local, é uma forma de fortalecer as comunidades, incentivando a vivência nos bairros para além das delimitações de suas residências.

“As feiras livres são sempre muito animadas e lotadas, o que mostra nitidamente sua importância social e economicamente, tanto para os bairros onde estão inseridas, bem como para toda a cidade. Indo ainda mais longe, elas promovem a convivência dos munícipes com a região onde moram, os estimulando a desfrutar daquilo que o local onde residem tem a oferecer. O prefeito Emanuel Pinheiro tem trabalhado para descentralizar espaços de lazer, como parques, os levando para as áreas periféricas e residenciais – estimulando uma maior interação pelas vizinhanças – e estes mercados abertos espalhados pela cidade são um dos aspectos que ele mais admira. É a comunidade vivendo de si mesma, valorizando os produtos, os ambientes e os serviços ali ofertados. E nós sempre trabalharemos ao ser favor, com a certeza de que elas abrilhantam ainda mais os bairros de toda a Cuiabá”, concluiu.