Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Dependência

31 de Maio de 2016 17h47

Prefeitura e Senar alinham parceria para capacitar residentes de comunidades terapêuticas

31/05/2016

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

A Prefeitura de Cuiabá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) estão estudando uma parceria para auxiliar os dependentes químicos em tratamento nas comunidades terapêuticas de Cuiabá.

A proposta foi discutida em reunião nesta terça-feira (31) na Secretaria Municipal de Ordem Pública e tem como objetivo disponibilizar cursos de capacitação profissional voltados à manutenção de máquinas agrícolas, avicultura, aproveitamento de alimentos e criação de hortas.

“Quando essas pessoas vão para essas unidades, realizam o tratamento, mas saem sem expectativas quanto ao mercado de trabalho, convívio familiar e autoestima. Nosso objetivo é justamente dar uma oportunidade para que deixem o local com uma profissão”, explicou o secretário-adjunto de Segurança Pública, Zilmar Dias.

Ainda segundo ele, a iniciativa surgiu após visitas às comunidades e diagnóstico da falta de material necessário para preparar os residentes. “Desde o ano passado auxiliamos algumas delas com alimentos, mas buscando parcerias podemos fazer mais por eles, além de ampliar a rede de atenção psicossocial.Vamos oficializar a proposta nos próximos dias com os dirigentes das comunidades terapêuticas”, concluiu.

Entre as unidades de tratamento a serem beneficiadas estão a Lar Cristão, Limiar, Tenda de Abraão, Paraíso e Casa de Recuperação Vau de Jaboque. Os cursos contarão também com apoio e incentivo técnico da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. A previsão é que as capacitações sejam realizadas ainda este ano.

“A princípio vamos auxiliar com os cursos e patrulhas mecanizadas. Após um levantamento das demais necessidades, poderemos contribuir em outras áreas como o encaminhamento pelo Sine Municipal”, contou o secretário-adjunto de Trabalho, Rodolfo Garcia Arruda, acompanhado do diretor de Agricultura e Abastecimento, Fernando Caxeiro.

De acordo com o supervisor do Senar, Natalino Márcio Viana da Costa, este trabalho nas instituições não pode entrar como terapia, mas como uma profissão. “Daremos todo reforço necessário para que eles retomem suas vidas com uma profissão garantida. Trabalhamos com mais de 250 treinamentos em diversas áreas da cadeia produtiva”, disse.