Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / COMPROMISSO

28 de Março de 2017 16h03

Prefeitura e feirantes dialogam sobre melhorias para a categoria

28/03/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá e os feirantes da Capital dialogaram sobre melhorias para a categoria, em uma reunião que aconteceu nesta segunda-feira (27). Ao longo do encontro, foram apresentadas sugestões e reivindicações à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que se comprometeu a encaminhar todas as demandas ao prefeito Emanuel Pinheiro.

“Os feirantes têm lutado por algumas mudanças que são muito válidas e nós não vamos deixa-los sem uma resposta. É o compromisso desta gestão prezar pelo bem-estar da população e sabemos que estes comerciantes dependem da renda arrecada com suas vendas nas feiras livres. Vamos planejar medidas que garantam melhores condições de trabalho para que eles possam atender suas comunidades com maior qualidade e para que as dificuldades sejam sanadas permanentemente”, afirmou Vinicius Hugueney, secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Dentre as reivindicações apresentadas estão a ausência de banheiros mais estruturados, segurança e iluminação. Segundo a coordenadora de Feiras Livres, Marcela Albuquerque, é fundamental que a Prefeitura de Cuiabá conheça a realidade de cada uma delas para que saiba atuar pontualmente.

“É muito bom sermos bem recebidos pela gestão pública, pois é através de reuniões como essas que nós conseguiremos estruturar as feiras livres da Capital. Atualmente temos um grande problema com os banheiros e precisamos pensar em uma solução que case os objetivos dos comerciantes com a viabilidade da Prefeitura. É fundamental que pensemos em soluções práticas, pois todos aqueles que atuam no comércio de rua precisam integralmente de seus recursos adquiridos mediante suas vendas. Além disso, é comum a feira ser a primeira alternativa de renda em caso de perda de emprego. Muitos procuram nossa ajuda para entrar no mercado em situações como essas”, revelou Marcela, filha do fundador da das feitas em Cuiabá, ‘Pedrinho’.

Em se tratando de iluminação, os comerciantes reclamaram da dificuldade em solicitar a instalação de padrões de energia junto à Energisa. De acordo com Patricia Albuquerque, coordenadora e feirante atuante nos bairros Jardim Imperial, Jardim Industriário, Poção e CPA, seria interessante se a Prefeitura pudesse facilitar o acesso ao equipamento.

“Antes nós coordenadores poderíamos nos dirigir à Energisa e solicitar a instalação do padrão, mas agora não temos mais esta autonomia. O procedimento é sempre demorado e dificulta o desempenho do nosso trabalho nas feiras, uma vez que quando não temos a energia fornecida pela companhia, temos que solicitar a ajuda de algum vizinho que se disponha a compartilhar seu ponto conosco. Precisamos melhorar a iluminação, pois as feiras possuem uma movimentação muito intensa e isso pode acabar afetando até mesmo nossas vendas”, disse.

Em relação à questão, o secretário Vinicius salientou que hoje todos os pedidos precisam passar pela Prefeitura, por uma questão de segurança. “O poder público havia dado autonomia para os coordenadores, mas tivemos alguns problemas graves que acabaram comprometendo esta forma de atuação e hoje intermediamos as solicitações por garantia. Mas independente disso, vamos trabalhar para facilitar o acesso do feirante ao equipamento, pois sabemos que ele é essencial para sua profissão”, concluiu o gestor.