Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Qualificar Cuiabá

25 de Agosto de 2015 18h13

Prefeitura disponibilizará vagas para adolescentes do Pomeri

25/08/2015

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Atendendo a uma solicitação da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sejudh), a Prefeitura de Cuiabá destinará vagas do curso ‘Qualificar Cuiabá’ para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de meio fechado, no Complexo do Pomeri.

A proposta visa auxiliar e incentivar os internos a realizarem atividades em caráter profissionalizante.O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, visitou a unidade nesta terça-feira (25) para conhecer as instalações e verificar a possibilidade da realização do curso de informática.

“A princípio abriremos duas turmas de forma experimental, mas acreditamos que dará certo. Entendemos a importância deste trabalho e a Prefeitura de Cuiabá tem interesse em ajudar no que for preciso”, assegurou Domingos Sávio. 

Neste primeiro momento serão disponibilizadas 20 vagas e os alunos serão divididos em duas turmas. As aulas devem ser iniciadas em 45 dias e ministradas gratuitamente durante a semana. Atualmente o Complexo atende na ala masculina 48 adolescentes (internação) e outros 23 provisórios.

Eles têm idade entre 14 e 17 anos. No local, os meninos participam de aulas de recreação, educação física, além de receberem acompanhamento psicológico e atendimento médico e odontológico.

A possibilidade de ofertar os cursos na ala feminina não foi descartada. Esta ala tem capacidade para atender até 14 meninas com idade entre 12 e 17 anos, que também participam de atividades ao longo do dia. 

“Nossa preocupação foi que não houvesse muitas exigências para a realização do curso, pois estamos tratando de adolescentes em fase de formação e grande parte deles tem baixa escolaridade. Independentemente de qualquer coisa acreditamos muito que eles possam ter um futuro diferente mediante esta oportunidade”, afirmou a gerente da Gerência de Formação Profissional do Adolescente do Sistema Socioeducativo, Melissa Ferreira. 

O material didático e o equipamento eletrônico serão disponibilizados pela prefeitura. Após a conclusão, os alunos receberão o certificado.

“Já ministrei aulas em unidades prisionais como o Centro de Ressocialização de Cuiabá e percebi o quanto essas pessoas precisam de mais atenção neste sentido. É uma atividade gratificante e nosso interesse agora é somente trazer benefícios para estes adolescentes”, pontuou o coordenador do curso de informática, Joaci Rodrigues.

Como pontapé inicial a Prefeitura de Cuiabá contratou recentemente 30 reeducandos que cumprem pena em regime aberto para trabalhar pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos na poda de árvores, capinagem e jardinagem em praças, escolas, residências, canteiros de ruas e avenidas e unidades de saúde. Eles passaram por processo seletivo e recebem remuneração de R$ 1,2 mil.