Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Prazo final

31 de Março de 2015 14h36

Prefeitura dá prazo final para atacadistas desocuparem área do Verdão

31/03/2015

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes esteve nesta terça-feira (31) conversando com os permissionários do Centro Atacadista, que funciona no bairro Verdão, para mostrar o projeto de implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que será construída no local e reforçar a necessidade da transferência para a Central de Abastecimento de Cuiabá, localizada no Distrito Industrial. 

Além de ressaltar que as obras da unidade de saúde devem ser iniciadas o mais rápido possível, para assegurar os recursos do Ministério da Saúde, Mauro Mendes também se dispôs a negociar alguns pedidos feitos pelos permissionários, como o prazo de 30 dias para a adequação dos boxes e a execução de terraplanagem na área externa da Central. No entanto, os demais feirantes que estão com os boxes prontos, já podem se mudar de imediato. 

“O que nós desejamos é fazer o melhor para a cidade. Reconhecemos a importância da atividade desenvolvida pelos atacadistas, principalmente para a economia do município, mas precisamos tocar o projeto da UPA. Não podemos perder a chance de investir na saúde e a população não irá perdoar se isso acontecer”, afirmou o prefeito.

Este acordo entre a prefeitura e os permissionários será protocolado junto ao Ministério Público. As obras de acabamento consistem na pintura dos boxes e instalação das portas e será responsabilidade dos permissionários. O período de 30 dias para readequação passa a valer a partir do dia 1º de abril.

A terraplanagem será feita pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, a partir da próxima segunda-feira (06), em uma área de aproximadamente 5 hectares. Após a terraplanagem será colocada brita no local.

“A mudança será definitiva. Chegamos a um consenso que atende a todas as partes e acredito que não teremos problemas futuros”, disse José Luiz, representando os atacadistas. 

Segundo o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, independente do prazo de 30 dias para transferência de 31 permissionários que iniciaram as adaptações nos boxes e não as concluíram, eles terão cinco dias para retomar o trabalho. Caso contrário, poderão perder a concessão. 

“Mesmo com as dificuldades iniciais, temos 24 pessoas no cadastro reserva que aguardam uma vaga para irem para o novo terminal. Estamos dando mais uma oportunidade para os que já estão cadastrados, porém se não cumprirem o combinado a concessão será cancelada”, explicou. 

A inauguração oficial da Central de Abastecimento de Cuiabá está prevista para o final de abril.O espaço possui área total de 70 mil m², 128 boxes, 13 banheiros e praça de alimentação.

Na semana passada, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso emitiu o Alvará de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, com validade de um ano. O terminal está localizado na BR-364 e foi cedido pelo Governo de Mato Grosso pelos próximos 10 anos. O custo total da reforma e ampliação foi de mais de R$ 5 milhões.