Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Cinturão Verde

12 de Fevereiro de 2015 16h15

Prefeitura conclui ciclo de visitas a comunidades rurais de Cuiabá

12/02/2015

EVELYN RIBEIRO

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá terminou nesta quinta-feira (12) a 1ª etapa de visitas realizadas a comunidades rurais. Durante duas semanas, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico passou por oito localidades.

Além de ouvir as principais demandas das comunidades, que integram a área do Cinturão Verde, a Prefeitura pretende auxiliar as associações de produtores, disponibilizando serviços de orientação de um engenheiro agrícola, assistente social e veterinário.

“Eles [moradores]sempre nos procuravam na Secretaria,mas por conta da correria do dia-a-dia não conseguíamos conhecer de perto a realidade vivenciada e agir de imediato. As solicitações relacionadas a outros setores, como obra e saúde, também serão encaminhadas aos demais secretários”, explicou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento, Domingos Sávio.

Nesta quinta foram percorridas ainda as comunidades Raizama e Aricassu, escolas municipais e o sitio ‘Flores de Gileade’, que contribui para a atividade de agricultura familiar, além de ser uma das principais produtoras e fornecedoras de flores tropicais para Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso.

Entre os pedidos dos moradores estavam a retirada de entulhos de trator, que estão no pátio da Escola Municipal Hebert de Souza, e que teriam provocado acidentes com os alunos.

Da mesma forma, o incentivo a atividade de piscicultura, melhorias nas estruturas das associações, reativação do Posto de Saúde da Família (PSF), instalado na comunidade Raizama e patrolamento da estrada que liga o bairro Pedra 90 as comunidades. 

“Quero agradecer mais uma vez a equipe da Prefeitura ter vindo até aqui, por ter lembrado da nossa comunidade que precisa muito do poder público”, afirmou Catarina de Oliveira, presidente da Associação de Produtores da Raizama. 

Os primeiros levantamentos foram nas comunidades São Jerônimo, Distrito do Coxipó do Ouro,Recanto das Seriemas, Aguaçú e Guia. A segunda etapa de visitas será agendada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico nos próximos dias.