Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / HUMANIZAÇÃO

09 de Junho de 2017 15h37

Prefeitura apresenta projetos e atende demandas dos feirantes da Central de Abastecimento

09/06/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

O vice-prefeito Niuan Ribeiro e o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, apresentaram para os feirantes da Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC) o projeto da rede de esgoto que será instalado no mercado, inaugurado há dois anos.   

Outro projeto que será implantado no local, o Galpão do Pequeno Produtor, visa criar um espaço para que os produtores da zona rural de Cuiabá possam comercializar seus produtos. Atualmente, cerca de 200 permissionários fazem parte do terminal, que oferece uma variedade de frutas e verduras com qualidade ao consumidor final.  

De acordo com a presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá, Jânia Ramos de Lima, os comerciantes na época da transferência mantiveram certa resistência com a mudança do Verdão para o Distrito Industrial e hoje está superada.  Na quinta-feira, 8, eles comemoraram os dois anos na nova área e reivindicaram esgoto, asfalto e adequações para melhoria do espaço e assim atender melhor a população.

“Nós da prefeitura estamos aqui no aniversário de dois anos da Central informando que daqui para frente, teremos muitos motivos para comemorar. Quero dizer que estamos atentos e sabemos a importância em garantir a qualidade do alimento que chega à nossa mesa. Estamos empenhados em atender essas demandas e quero assegurar que esta gestão é sensível às necessidades da população cuiabana, como também as deste local. Sabemos a importância do terminal atacadista para nossa cidade”, destacou o vice-prefeito.

Conforme o secretário, será criado o de Banco de Alimentos, já protocolado em Brasília, no valor R$ 1,2 milhão, para atender as demandas. “Logo estaremos retornando, junto ao prefeito Emanuel Pinheiro, para lançar estas obras”, acrescentou Vinicius.

A Central conta com a parceria de Ong’s (Organização Não Governamentais), as quais oferecem à associação serviços básicos na área da saúde. Para a empresária Nilza Maia de Souza Gomes, que tem 40 funcionários registrados, destacou a parceria com o governo para o funcionamento do local. “Sou muito grata à prefeitura por estar em sintonia com as nossas necessidades”, afirmou.

Ela reivindicou às autoridades uma fiscalização mais intensa no local.  Segunda ela, tem sido observada entrada de mercadorias sem pagar impostos.

Os produtos descarregados na Central de Abastecimento são vendidos no atacado e no varejo para restaurantes, supermercados e feiras livres de diversos bairros de Cuiabá. As frutas e verduras vêm de municípios do interior e de outros estados, como São Paulo, Rondônia, Bahia, Goiás e Minas Gerais.

Serviço

O horário de funcionamento do terminal é das 4h às 20h (segunda a sábado) e das 4h às 10h (domingo).