Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Grande procura

05 de Dezembro de 2016 14h18

Posto do SINE do Shopping Popular completa um ano com mais de 20 mil atendimentos

05/12/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

O Posto Avançado do SINE Municipal completou um ano de funcionamento no Shopping Popular e mais de 20 mil pessoas já foram atendidas no local. Anteriormente localizado no calçadão da Ricardo Franco e com média de 1.800 atendimentos mensais, o ponto foi estabelecido através de uma parceria com o centro de compras e possui custo zero de manutenção para o município.

“A transferência que fizemos do SINE para dentro do Shopping Popular foi muito proveitosa e trouxe condições básicas de prestação de serviço tanto para o cidadão, como para o próprio servidor atuante no posto. Além de insalubre, o local anterior não possuía ventilação, uma necessidade para o clima da nossa cidade. Atender o contribuinte era sempre um desafio, uma vez que o espaço não apresentava acessibilidade a cadeirantes e não contava com estacionamento. Graças à parceria firmada com o estabelecimento, tivemos a oportunidade de transformar nosso atendimento ao cidadão, oferecendo os serviços disponibilizados pelo posto de maneira digna e adequada”, afirmou Alex Jony, secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Responsável por ofertar procedimentos como a entrada no seguro desemprego e a emissão da carteira de trabalho digital, o SINE Municipal viu seu movimento crescer vertiginosamente com a mudança para o centro popular de compras. Segundo o secretário Alex Jony, uma das grandes razões para o aumento dos atendimentos se dá justamente pela facilidade de acesso ao novo posto.

“Muitos contribuintes se deslocam por meio de transporte público e o fato do shopping possuir um ponto de parada em frente a sua entrada principal faz toda a diferença. Com uma significativa frota de ônibus circulando na região, é natural que a procura pelos nossos serviços aumente. Percebemos também que, mesmo sem a necessidade imediata do documento, mais jovens procuraram o SINE para a emissão prévia de sua carteira de trabalho. Estamos notando que a qualidade estrutural do posto avançado tem incentivado as pessoas a virem até nós mesmo sem caráter emergencial”, diz.

Outra novidade entre os serviços ofertados foi a parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá e o SEBRAE-MT, que disponibilizou temporariamente um Centro de Atendimento ao Empresário- CAE, a fim de esclarecer dúvidas dos microempreendedores e auxiliar aqueles que querem entrar no mercado de trabalho com sua própria empresa. “Essa união de forças contribuiu para a rotatividade dentro do posto e abrangeu muito mais que o cidadão, compreendendo também os próprios comerciantes do Shopping Popular, que viram na oportunidade um mecanismo para aprimorar seu próprio trabalho dentro do local”, concluiu Alex.