Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Aula Prática

17 de Setembro de 2015 14h15

Piscicultores auxiliados pela Prefeitura conhecem processo de fabricação de rações

17/09/2015

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

Piscicultores da baixada cuiabana e de comunidades rurais participaram nesta quinta-feira (17), de uma aula prática na fábrica de rações para peixes da empresa Matsuda. A visita faz parte do curso de capacitação básica realizado pela Prefeitura, em parceria com o Senar e Sindicato Rural.

“A piscicultura vai muito além da perfuração de tanques e esta empresa está investindo na geração de emprego e renda, principalmente por acreditar e valorizar Mato Grosso”, salientou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Domingos Sávio.

A qualificação tem duração de 40 horas e será concluída nesta sexta-feira (18) com a entrega de certificado com validade nacional. Aos piscicultores foram repassadas informações práticas e teóricas sobre legislação, qualidade da água, construção de viveiros, sanidade, acondicionamento, segurança no trabalho, alimentação e gestão da piscicultura.

“O primeiro passo para quem quer viver desta área é conhecer o mercado e o cenário da piscicultura em todo o país. É uma atividade complexa, que trabalha com estima e se não for bem conduzida não terá sem êxito”, explicou o zootecnista e instrutor do Senar, Willys Martins.

A Matsuda é única empresa de agronegócio em Mato Grosso que possui laboratório para controle de qualidade e está há 65 anos no mercado. “Sabemos da responsabilidade que temos em conduzir trabalhos como este. Só prospera quem tem qualidade e ficamos felizes em poder contribuir neste processo”, disse Reinaldo Kimura Jr, gerente da fábrica.

Durante a visita, os alunos conheceram todas as instalações da indústria, composições, manuseio e tipo de rações utilizadas para alimentar os peixes na fase alevino e adulto. A linha é destinada às espécies tilápia, catfish americano, lambari, pacu, tambaqui, piauçu, matrinxã, carpas e curimbatá.

“Para nós é muito importante saber mais sobre o assunto e poder ter experiências como esta. Nunca tinha passando por uma capacitação e acredito que vou poder melhorar a qualidade do produto e as vendas”, afirmou o piscicultor Emanuel Gonçalves, 58. Ele é morador da comunidade Engenho Velho e comercializa peixes há 15 anos.

No mês passado o curso de piscicultura básica foi disponibilizado para piscicultores da comunidade rural Lagoa Azul, em Cuiabá. Na localidade, há cerca de 30 viveiros construídos pela prefeitura e que auxiliam na geração de renda das famílias.