Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Semana Santa

20 de Fevereiro de 2015 16h59

‘Peixe Santo’ terá 28 pontos de venda este ano

20/02/2015

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá realizou nesta sexta-feira (20) uma reunião com parceiros da 24°Edição do Peixe Santo para definir a logística de trabalho e segurança. O projeto Peixe Santo proporciona condições para que a maioria da população cuiabana possa adquirir peixes frescos a preços acessíveis durante a Semana Santa.

Para inibir a venda clandestina de peixe e facilitar o acesso do consumidor, a Prefeitura montará 28 pontos de vendas, em pontos estratégicos de Cuiabá. No ano passado eram 35 pontos.

“Em 2014 tivemos pontos em que o fluxo era bem pequeno e a presença de pescadores não cadastrados atrapalhou muito. Queremos oferecer pescado de qualidade e, para isso vamos fazer campanha para que a população compre apenas nas barracas credenciadas”, explicou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio. 

Com o tema ‘Consuma nosso peixe, delícia com sabor de saúde; comer peixe é demais de bom’, a programação será lançada no dia 30 de março, na Praça Alencastro. O período de comercialização será nos dias 1º, 2 e 3 de abril. Os responsáveis pelas vendas participarão de cursos de qualificação em parceria com o Senai.

Os trabalhos de notificação, rondas e manutenção da ordem serão conduzidos pela Polícia Militar e Ambiental.

“Mesmo com orientação, os pescadores irregulares insistem na venda. Vamos intensificar a fiscalização e aqueles que estiverem em pontos não cadastrados ou com peixe fora da origem terão o pescado apreendido”, disse o capitão Jean Carlo Helz, da Polícia Ambiental. 

Os locais de vendas serão definidos após um mapeamento a ser feito por uma equipe da Secretaria de Trabalho. O preço, quantidade de peixe e espécies serão apontados na próxima segunda-feira (23), durante reunião com produtores e piscicultores da baixada cuiabana.