Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / PEIXE

16 de Março de 2017 18h16

Peixe Santo entrega os primeiros certificados

16/03/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

O Secretario de Trabalho e Desenvolvimento Econômico Vinicius Hugueney participou, nesta quarta-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, da abertura da primeira atividade da 26º Edição do Programa Peixe Santo. Na ocasião, os inscritos participaram de uma Palestra e um curso sobre “Procedimento e Boas Práticas Higiênicas para Atingir a Qualidade Desejada do Pescado”.

A proposta foi mostrar, como os produtores ou vendedores deverão proceder com o pescado. O curso teve duração de 4 horas aulas, e no final os alunos receberam certificados, tornando-se aptos a manusearem adequadamente os peixes.  Conforme pontuou o secretário, o próximo será no dia 21, na FATEC/Senai com a temática  “Processamento e Manipulação do Pescado”. E no dia 06 de abril, o “4º Seminário sobre Consumo e Mercado”, realizado pelo Conselho Regional de Nutrição, na UFMT.

Para ele, o objetivo da gestão é ser um agente “facilitador” e auxiliar quem está se inserindo na agricultura familiar, no ramo da piscicultura. “Esse curso abre caminho para novos integrantes do Programa Peixe Santo. E nosso papel é despertar nessas pessoas, o interesse pela capacitação profissional e no final de cada etapa, poder recompensá-los não só com um certificado, mas também com conhecimento”, disse Vinicius.

Juarez Fiel, diretor de agricultura e abastecimento do município, relata que será realizado uma frente de trabalho, na construção de poços artesianos e de tanques, para fixar efetivamente o pequeno produtor em sua propriedade, buscando sua regularização fundiária com a parceria do município. 

“A oportunidade agora é de alavancar a agricultura familiar, para que possamos sair dessa dependência de mais de 80% de produtos que vem de outros estados. Vamos fixar metas, mas já começamos com boas notícias que sã os recursos do governo federal, que deverá possibilitar investidura na aquisição de retroescavadeiras, perfuratrizes e kits de irrigação. Quanto ao Peixe Santo, queremos trabalhar pra ter um “peixe santo” efetivo. Temos que ter alternativas para que a população receba esse alimento com alta qualidade e preços baixos todos os dias,” frisou.