Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Semana Santa

02 de Abril de 2015 11h28

Peixe Santo comercializa mais de 30 toneladas no primeiro dia

02/04/2015

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

O balanço das vendas ainda não foi fechado, mas a estimativa da Prefeitura de Cuiabá é de que na quarta-feira, primeiro dia de Peixe Santo, foram vendidas mais de 30 toneladas de pescado. Nesta quinta-feira (02), os consumidores chegaram a formar filas para comprar o pescado nos pontos instalados na Praça Alencastro.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, a procura pelo pescado tem sido mais frequente no período da manhã, porém até esta sexta-feira (03), a movimentação dos consumidores nos pontos de venda deve aumentar em todos os períodos.

“Os vendedores estão repondo o pescado nos pontos a todo o momento e o fluxo de pessoas deve aumentar ainda mais. Muitos deixam para última hora, mas ninguém ficará sem peixe”, assegurou o secretário.

Entre esta quarta e quinta-feira já foram vendidos nos pontos da Praça Alencastro cerca de duas toneladas. As espécies mais vendidas são pintado, tambacu e piraputanga, cultivados na região do Coxipó do Ouro, Engenho Velho, Livramento e Comunidade Bandeira. O quilo do tambaqui, tambacu e pacu, sem escamas e vísceras, é vendido a R$ 10,50. Já o pintado, também limpo, é comercializado a R$ 17,00 o quilo.

Dona Luiza, 65, aproveitou que estava pelo Centro de Cuiabá para garantir o peixe para toda a família. “Comprei dois tambacus e pretendo fazer frito. Como já está limpinho ficará mais prático de fazer”, contou. 

José Mario, também fez questão de passar pelo ponto instalado na Praça Alencastro e aprovou os preços. “Vou levar para minha filha. Todos os anos faço questão de comprar aqui, porque os preços estão em conta”, comentou. 

Em 2014 foram comercializadas durante os três dias do projeto Peixe Santo 140 toneladas de pescado. A expectativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico para este ano é de que sejam vendidas mais de 160 toneladas.

As vendas em 30 pontos estratégicos de Cuiabá começaram a partir das 7h30 se estendendo até as 20h. Na sexta-feira, dia 3, a feira estará funcionando entre 7h30 e 12h.