Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Benefício

18 de Setembro de 2015 16h52

Patrulhas mecanizadas tornam produção independente e lucrativa, afirmam pequenos produtores

18/09/2015

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

Ao receberem as patrulhas mecanizadas nesta sexta-feira (18), os pequenos produtores do entorno do Cinturão Verde e demais comunidades rurais destacaram a influência das máquinas para uma produção mais independente e também mais lucrativa.

“Cada vez que precisávamos de um trator, tínhamos que pagar em média 120 reais por dia. Somos pessoas de baixa renda e em algumas situações o trabalho era feito manualmente”, afirmou o presidente da Associação de Pequenos e Mini Produtores Rurais do Cinturão Verde (Asproverde), Claudomiro Gonzaga Ramos.

Produtor na comunidade Engenho Velho há mais de 15 anos, Valdir Gonçalves da Silva, 58,conta que as novas máquinas ajudarão também a executar outras funções na preparação da terra. “A máquina que alugávamos era apenas para gradear. Por se tratar de um terreno pouco fértil temos que investir mais para que os alimentos não sejam comprometidos”.

Rosineide Belarmino dos Santos, 49, mora na comunidade São Jerônimo e vive da renda adquirida com a plantação de mandioca, folhas,milho, banana, quiabo e maxixe. “É sem dúvida um grande investimento, pensado para ajudar o coletivo. Para nós veio a calhar e estamos muito contentes com as mudanças no processo de plantação e colheita”, concluiu.

O funcionamento das patrulhas será monitorado pela Prefeitura e os condutores do trator passarão por uma capacitação. Os maquinários são equipados com grade aradora, sulcador, vicon, roçadeira, carreta agrícola de 4 toneladas e enxada rotativa com encanteirador. Os produtos são comercializados de casa em casa e também nas feiras livres.