Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Fomalização

12 de Fevereiro de 2015 18h04

Parceria entre prefeitura e Estado vai beneficiar micro e pequenos empreendedores

12/02/2015

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

Os micro e pequenos empreendedores vão poder contar com um novo suporte na hora de tirar o sonho de ter seu próprio negócio do papel. A parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado nesta quinta-feira (12), vai trazer para o município o Centro de Atendimento ao Empreendedor – CAE, que visa desburocratizar o processo de abertura e fechamento de empresas, além de oferecer orientações para o empreendedor.

Para que o serviço de acompanhamento e suporte do futuro empresário seja feito de forma adequada, a prefeitura será responsável por disponibilizar três servidores dedicados a Sala do Empreendedor. Já o governo estará à frente da parte estrutural, com o mobiliário e equipamentos necessários para o bom desempenho do trabalho.

Desde o início desta gestão, essa será a primeira vez que a Capital recebe este incentivo por parte do governo. De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, alguns impasses passados atrasaram a formalização do CAE.

“Diversas cidades de Mato Grosso já possuem esse amparo, mas nós estávamos de fora. Em maio de 2014 fizemos a solicitação de abertura de um CAE em Cuiabá, mas não fomos atendidos. Hoje volto ao Estado com a alegria de saber que a nova gestão está sendo parceira em favor da nossa população”, conta.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, o Centro de Atendimento ao Empreendedor será a simbologia da volta de estreitamento de relacionamento entre as esferas públicas.

“Nós temos grandes ideias de futuro projetos que queremos definir em parceria com a prefeitura e esta reunião de hoje representa uma união de forças muito mais ampla”, conta.

Feito também com o apoio do Sebrae, a Sala do Empreendedor também terá o foco em incentivar a formalização daqueles que já atuam no mercado de trabalho, mas de forma irregular.

“Vamos incentivar o Micro Empreendedor Individual – MEI, orientando a respeito dos primeiros passos para a abertura de uma empresa e isso vai atingir diretamente os vendedores ambulantes”, conta Domingos.  

 

A Sala do Empreendedor estará aberta à disposição de toda a população na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a partir da primeira quinzena de março.