Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRICULTURA FAMILIAR

24 de Março de 2017 16h27

Parceria com bancada federal resulta em R$ 6 mi para incentivo ao pequeno produtor de Cuiabá

24/03/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, participou nesta sexta-feira (24) de um encontro com produtores rurais e suas entidades representativas, para debater sobre o incentivo à agricultura familiar dentro da Capital. O ato ocorreu no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, e também contou com a presença do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e dos deputados federais Carlos Bezerra, Ezequiel Fonseca e Victório Galli.  

Na oportunidade, foi anunciado a disponibilização de R$ 6 milhões para serem investidos na aquisição de equipamentos agrícolas, que devem auxiliar no desenvolvimento da atividade em Cuiabá. O recurso é resultado de um trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Cuiabá e a bancada mato-grossense em Brasília que, sob a liderança do deputado Carlos Bezerra, conseguiu captar o montante junto ao Governo Federal.

“Cuiabá é uma das capitais mais importantes deste país e era necessário que tivéssemos essa sensibilidade com o setor da agricultura. Firmamos o compromisso de buscar as articulações políticas necessárias para dar ao pequeno produtor o apoio que ele merece e estamos trabalhando para verticalizar a produção e implantar uma gestão focada no fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Conforme o secretário Vinícius Hugueney, a pasta de Trabalho e Desenvolvimento Econômico já tem colocado em prática projetos que irão contribuir para crescimento das políticas públicas direcionadas ao setor rural cuiabano. Dentre eles, o secretário destaca o projeto para construção do galpão para o pequeno produtor dentro do Centro de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (CEASA-MT), a perfuração de poços artesianos nas comunidades rurais, além do plano para a revitalização do tradicional Mercado do Porto e da disponibilização de 75 Kits de irrigação por gotejamento.

“A Prefeitura deve sempre atuar como facilitadora e incentivadora do produtor rural. Por isso, contar com o apoio e esforços de todos os deputados, através do envio de emendas direcionadas para a agricultura familiar, é um fator importante dentro do trabalho que temos implantando nessa área”, comentou o secretário.   

De acordo com o deputado Carlos Bezerra, Cuiabá é maior centro consumidor de Mato Grosso, sendo que mais de 90% do que é consumido são importados de outros estados. Segundo o parlamentar, esse foi um dos fatores que o fez buscar desenvolver com a gestão do Município ações que possam recuperar a zona rural cuiabana.

“A aplicação desse recurso é apenas o início daquilo que queremos acrescentar neste campo. Juntos podemos avançar ano após ano nesse apoio ao pequeno produtor, pois a Prefeitura é o canal para o recebimento e distribuição dos principais programas federais de incentivos à agricultura familiar. Fizemos um pacto para ajudar Cuiabá e essa ajuda passa pela zona rural e evolui para outras áreas”, disse Bezerra.

Para o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá, Ademir Moura da Silva, o desejo dos produtores é que essas parcerias que incentivam o crescimento possam acontecer com uma maior constância. Ele relata ainda que nos últimos anos vários projetos foram criados, mas muitos deles não saíram do papel por conta da falta de diálogo com o produtor.  

“Quero parabenizar a Prefeitura de Cuiabá e os deputados federais pela conquista desse recurso e dizer que os trabalhadores rurais também são grandes parceiros nessa luta. Temos totais condições de produzir aqui todas as toneladas de produtos que são importados de outros estados, mas precisamos de uma assistência técnica por parte do poder público. Precisamos de um acompanhamento que vá do inicio ao fim”, pontuou Ademir Moura.

Também participaram do debate o diretor municipal de Agricultura e Abastecimento, Juarez Fiel Alvez, os vereadores Paulo Araújo, Orivaldo da Farmácia, Felipe Wellaton, Elizeu Nascimento, e os deputados estaduais Romoaldo Júnior, Allan Kardec e Janaina Riva.