Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Mais comodidade

04 de Dezembro de 2015 15h30

Novo posto do Sine é inaugurado no Shopping Popular

04/12/2015

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

Para facilitar o acesso da população às vagas de emprego, capacitação profissional e direitos trabalhistas, a Prefeitura de Cuiabá inaugurou nesta sexta-feira (04) o Posto Avançado do Sine no Shopping Popular, localizado no bairro do Porto.

A unidade funcionava na região central de Cuiabá, mas devido à proximidade com o Sine Estadual, o município optou pela mudança feita em parceria com Governo do Estado e a Associação dos Camelôs do Shopping Popular. 

“Podemos afirmar, sem dúvida, que esta foi mais uma parceria de sucesso, após aquela que resultou na revitalização do Complexo Dom Aquino. Isso mostra que, quando as instituições têm vontade, tudo é possível. O Sine está aí para provar que os projetos estão saindo do papel e, melhor ainda, sem custos para o município”, ressaltou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio.

O presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, apontou a implantação do Posto de Atendimento como mais uma missão cumprida.

“É motivo de alegria para todos nós e principalmente para o nosso prefeito Mauro Mendes, que muito tem feito por nossa cidade e pelos cidadãos que buscam oportunidades”, destacou Galvão.

De acordo com o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, o Estado e o município podem ser considerados exemplos, pois têm buscado alternativas para enfrentar a crise econômica que vive o País. Na ocasião, ele reforçou a geração de emprego, renda e qualificação por meio do Qualificar Cuiabá, que além de ofertar cursos de capacitação em diversas áreas, encaminha o cidadão ao mercado de trabalho.

“A oportunidade de um emprego tem de estar cada vez mais próxima das pessoas. Mato Grosso não tem sentido tanto os efeitos da crise sem precedentes, porque tem investido em iniciativas que serão estendidas também para Várzea Grande e cidades do interior”, contou Fávaro.

O Sine do Shopping Popular já está funcionado e entre os atendidos hoje estavam Agnovan Fonseca, de 32 anos. Ele procurou a unidade para dar entrada no seguro-desemprego.

“Soube da mudança esta semana e não tive problemas para localizar. Fui bem atendido e além do Sine, as pessoas podem conhecer melhor o shopping”, concluiu.

Entre os serviços ofertados estão solicitação do seguro-desemprego, vagas de emprego, emissão da Carteira de Trabalho Digital e cursos de capacitação profissional. Cuiabá conta ainda com postos avançados do Sine Municipal, localizados nos bairros Pedra 90 e Coxipó.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. O Shopping Popular está localizado na Avenida Manoel José de Arruda/esquina com a Avenida Carmindo de Campos (Bairro do Porto).

Participaram da solenidade o secretário municipal de Fazenda, Pascoal Santullo Neto, o secretário-adjunto de Trabalho, Vinicyus Hugueney, o Ouvidor-Geral do Município, Jairo Rocha, o Controlador-Geral do Município, Marcelo Bussiki, o diretor-executivo do Procon, Carlos Rafael e os vereadores Lilo Pinheiro e Aroldo Kuzai.