Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Benefício

27 de Fevereiro de 2015 16h26

Nova forma para obter seguro-desemprego entra em vigor no domingo

27/02/2015

ADEMAR ANDREOLA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

As novas normas para o seguro-desemprego entrarão em vigor  próximo domingo (1º/03). As principais mudanças  dizem respeito aos prazos de carência para a concessão do benefício e o número de parcelas que serão recebidas pelo trabalhador. A partir da próxima segunda-feira (2), os servidores dos quatro postos do Sine da Prefeitura de Cuiabá, já estarão recebendo as solicitações e prestando orientações sobre como proceder para receber o seguro-desemprego.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Domingos Sávio, acredita que a nova sistemática do benefício deverá diminuir a rotatividade de pessoal, contribuindo para uma melhor qualificação profissional. “As novas regras trarão dificuldades para aqueles que faziam do seguro-desemprego um negócio, trabalhando com registro numa empresa e deixando o emprego assim que pudessem fazer jus ao benefício, ficando mais uma temporada sem trabalhar”, acredita Domingos Sávio

De acordo com a nova regra, a primeira solicitação do benefício só poderá ser feita pelo trabalhador caso, nos últimos 24 meses, ele tenha trabalhado por no mínimo 18 meses.

Na segunda solicitação ele terá que ter um tempo mínimo de carência de 12 meses de vínculo empregatício.

A partir da terceira solicitação, continuam valendo as regras anteriores, ou seja, prova de trabalho por um período de 6 meses nos últimos 18 meses.

Na primeira solicitação o trabalhador terá direito a até quatro parcelas, desde que tenha trabalhado entre 18 e 23 meses nos 36 meses anteriores, ou cinco parcelas, desde que tenha trabalhado a partir de 24 meses nos 36 meses anteriores. Na segunda solicitação, ele poderá receber até quatro parcelas, desde que tenha trabalhado entre 12 e 24 meses nos 36 meses anteriores.

A partir da terceira solicitação do benefício, continua valendo a regra anterior. Ou seja, o recebimento de até três parcelas para quem trabalhou entre seis e 11 meses nos 36 meses anteriores.

 

A Prefeitura de Cuiabá dispõe de postos avançados do Sine Municipal localizados nos bairros Pedra 90, CPA III, Coxipó e também no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 7h às 17h.