Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Capacitação

30 de Setembro de 2015 10h48

Moradores do Bosque da Saúde iniciam curso de informática pelo Qualificar Cuiabá

30/09/2015

CAROL SANFORD

Michel Alvim

Arquivo

Teve início na terça-feira (29) à noite o segundo curso profissionalizante em informática do programa Qualificar da Prefeitura de Cuiabá, no bairro Bosque da Saúde. A aula inaugural teve a participação de todos os alunos, professor, representantes da Polícia Militar e do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio.

O curso é gratuito e será ministrado na 6ª Companhia da Polícia Militar do bairro Bosque da Saúde. A representante da PM, major Bianca, afirmou a importância da parceria entre a Prefeitura e a corporação, para capacitar os moradores do local.

“Queremos parabenizar a administração municipal pela iniciativa e dizer que esperamos muito empenho de todos os senhores ao longo do curso”, disse ela.

A moradora Neuza Urbano, 49 anos, contou que sempre trabalhou no comércio, mas nunca havia sentido a necessidade de aprimorar os conhecimentos em informática. “Em 30 anos no mercado, trabalhei com sistemas específicos, em que um técnico ensinava e a gente mexia apenas com aquilo. Mas agora sinto a necessidade de saber mais, desenvolver planilhas, trabalhar com o pacote Office em geral, e acredito que este curso vai suprir essa necessidade”, afirmou.

Dos 22 alunos matriculados, poucos estão empregados e Domingos Sávio destacou um índice alarmante em relação à falta de qualificação dos trabalhadores. “Dados que obtivemos nos Sines Municipais informam que até 40% daqueles que conseguem entrar no mercado de trabalho são demitidos logo em seguida, porque não possuem a capacitação necessária. Esta é uma informação muito preocupante e demonstra que apenas aqueles que são qualificados permanecerão empregados nesta época em que o índice de desemprego só tem aumentado”, pontuou o secretário.

Ele recomendou que os alunos não faltem às aulas, já que os recursos para o pagamento do professor e do material didático são públicos. “Este curso não é de graça, os recursos saem dos cofres públicos, são vocês quem pagam. Portanto, aproveitem, vocês são privilegiados”, aconselhou Domingos Sávio.

O curso será de 46 horas/aula, todas as terças e quintas-feiras. O material didático é composto de uma apostila, com dicas e informações sobre informática básica e pacote Office. Ao final, os alunos receberão certificados. A iniciativa atende a uma preocupação do prefeito Mauro Mendes em preparar e gerar mais oportunidade de emprego e renda à população.