Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

18 de Setembro de 2015 16h34

Mauro Mendes entrega maquinário e reforça apoio à agricultura familiar na região sul de Cuiabá

18/09/2015

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

O prefeito Mauro Mendes entregou nesta sexta-feira (18) patrulhas mecanizadas que irão reforçar a agricultura familiar em aproximadamente 15 comunidades rurais na Região Sul de Cuiabá. As máquinas serão utilizadas em rodízio e beneficiarão mais de mil famílias no Cinturão Verde.

Durante a solenidade, Mauro Mendes destacou a atenção que a administração tem dado para atender as principais demandas solicitadas em bairros, comunidades e distritos rurais.

“Nesta região vivem milhares de famílias que precisam de apoio do Poder Público para que possam continuar vivendo e produzindo alimento de qualidade. As patrulhas são um incentivo e administrar isso, é olhar para todas as necessidades que a população tem.Estamos fazendo o possível para atender e melhorar gradativamente”, disse.

O prefeito assegurou ainda que novos investimentos, como a troca e construção de mais pontes na zona rural, estão previstos. “O Pedra 90 foi recentemente asfaltado e estamos olhando para outras regiões da cidade. Este ano, quase 100 pontes foram feitas na zona rural e até 2016 pretendemos aumentar este número”, afirmou.

Os maquinários possuem funções diferentes e são equipados com grade aradora, sulcador, vicon, roçadeira, carreta agrícola de 4 toneladas e enxada rotativa com encanteirador. Os equipamentos foram adquiridos através de uma emenda do ex-senador Jaime Campos,com contrapartida da administração municipal e articulação do vereador Oséas Machado. O investimento foi de R$ 460 mil.

“O primeiro passo foi dado em 2013 com o trabalho de base. Hoje estamos muito felizes em ver o sonho se tornar realidade e tenho certeza que as patrulhas serão bem utilizadas por todos”, frisou Oséas.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, a expectativa é aumentar em 50% a produção de legumes e verduras,e em 100% a plantação de cana. O funcionamento dos tratores será monitorado pela prefeitura e os condutores de trator passarão por uma capacitação.

“A nossa meta é fortalecer a agricultura familiar e para isso estamos disponibilizando capacitação e ferramentas que auxiliem neste processo. Os hortifrutis produzidos nas comunidades também poderão ser vendidos na Central de Abastecimento de Cuiabá, entregue este ano pela Prefeitura”, explicou o secretário.

Além destas patrulhas, outras três já estão sendo preparadas para auxiliar produtores de outras regiões. Uma delas será levada para o Assentamento Gamaliel no próximo mês.

 Também participaram da entrega o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, o ex-senador Jaime Campos, representantes da Associação dos Permissionários de Cuiabá, o secretário municipal de Governo e Comunicação, Kleber Lima, o secretário-adjunto de Trabalho, Vinycius Hugueney e os vereadores Adilson Levanti, Lilo Pinheiro e Onofre Jr.

 

 

Confira as fotos clicando AQUI