Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Agricultura familiar

16 de Setembro de 2015 12h05

Mais de mil famílias serão beneficiadas com entrega de patrulhas mecanizadas

16/09/2015

EVELYN RIBEIRO

Marcos Vergueiro

Arquivo

Visando melhorar a qualidade do trabalho e respaldar os pequenos produtores, a Prefeitura de Cuiabá fará nesta sexta-feira (18), às 11h, a entrega de duas patrulhas mecanizadas na Região Sul.A entrega será feita na Vila dos Produtores Rurais, barracão ASPROVERDE, localizado no bairro Pedra 90. 

As máquinas vão auxiliar cerca de 1.500 famílias que vivem em comunidades rurais e foram adquiridas através de uma emenda do ex-senador Jaime Campos, com contrapartida da administração municipal. 

“Estamos atendendo a solicitação dos moradores, que nos procuraram devido à dificuldade em manter o trabalho de produção e melhorar a comercialização”, explicou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio.

Os maquinários possuem funções diferentes e são equipados com grade aradora, sulcador, vicon, roçadeira, carreta agrícola de 4 toneladas e enxada rotativa com encanteirador. 

Eles serão utilizados em 15 comunidades rurais no entorno do Cinturão Verde e Pedra 90, no formato rodízio. O funcionamento será monitorado pela Prefeitura e os condutores do trator passarão por uma capacitação fornecida pela empresa vencedora da licitação. 

“Tínhamos apenas uma máquina, mas devido a problemas técnicos tivemos que trabalhar com ferramentas manuais e a produção acabou sendo prejudicada. A maioria das aplicações de fertilizantes e calcário é, hoje, feita de forma mecanizada e a vinda dessas outras máquinas será de grande valia. Estamos ansiosos para retomar a atividade”, afirmou o presidente da Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Rio dos Couros, Braulino da Silva.

Ele mora na localidade há mais de 30 anos e o sustento da família vem da produção de verduras, legumes, queijo e frango. Os produtos são comercializados de casa em casa e também nas feiras livres. Além destas patrulhas, outras três já estão sendo preparadas para auxiliar produtores de outras regiões.Uma delas será levada para o Assentamento Gamaliel no próximo mês.