Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / OPORTUNIDADES

17 de Novembro de 2015 13h56

Fomenta Nacional reforça papel socioeconômico e investimentos

17/11/2015

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Começou nesta terça-feira (17), em Cuiabá, o 7º Fomenta Nacional, que tem como objetivo apresentar um panorama geral do mercado e discutir questões como sustentabilidade, compras governamentais, além de saídas para que pequenos, médios e grandes produtores consigam driblar o momento de crise econômica no país. O evento tem o apoio da Prefeitura de Cuiabá.

Diante deste cenário, o governador Pedro Taques explicou como o Estado se portará em relação ao processo de compras por parte das empresas. “Esta semana apresentaremos um projeto na Assembleia Legislativa, inspirado em um projeto do Espírito Santo, que dá condições para que micros e pequenas empresas possam negociar”, afirmou Taques.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, destacou as ações do município e bons resultados alcançados em serviços como o Centro de Atendimento Empresarial (CAE).

“Nossa expectativa é divulgar o trabalho da secretaria, trazer novas empresas, regularizar as pessoas que atuam na informalidade, tornando-os micro empreendedores. Estamos fazendo isso, inclusive, nos cursos de qualificação, ofertando cursos voltados ao empreendedorismo”, explicou.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, apesar das dificuldades não é um momento para se desesperar. “Todos os setores foram impactados de alguma forma, mas o alerta que fazemos é para que os produtores avaliem com cautela e para investir seguramente”, advertiu o presidente.

Participam do evento empresários, agentes públicos e produtores. A programação segue até esta quarta-feira (18), no Centro de Eventos do Pantanal. O Fomenta tem também a parceria do Governo do Estado, Sebrae e Tribunal de Contas.

O Fomenta Nacional trará ainda palestrantes internacionais como a presidente da Rede Interamericana de Compras Governamentais e diretora de Contratação Pública da República Dominicana, Yokasta Gusmán, além de representantes de países da América do Sul e da Costa Rica.