Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Local melhor

20 de Abril de 2016 09h41

Feirantes do Recanto dos Pássaros serão remanejados nesta sexta-feira

20/04/2016

EVELYN RIBEIRO

Divulgação

Os feirantes que trabalham na Avenida das Palmeiras no bairro Recanto dos Pássaros todas as sextas-feiras serão remanejados para a Rua Projetada 1. A transferência, em caráter definitivo, será iniciada nesta sexta-feira (22) a partir das 16h. A medida foi adotada em consenso com os feirantes e visa garantir a desobstrução das vias para circulação de veículos, segurança do pedestre e evitar perturbação e danos ao meio ambiente.

Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e fiscais da Secretaria de Ordem Pública acompanharão o procedimento. Antes da mudança e padronização da feira, que será lançada oficialmente no dia 29 de abril e contará com 100 barracas, a Prefeitura realizou serviços de limpeza na rua e nas margens do córrego, pintura, tapa-buracos, iluminação e alargamento da via em 3 metros para atender a área de alimentação.

Os feirantes contarão ainda com banheiros químicos, orientações de limpeza e higiene, pontos padronizados nas cores verde e branco, assim como a setorização para venda de frutas, verduras, carnes, roupas e refeições. O próximo passo da Secretaria de Trabalho será a abertura de uma feira no bairro Santa Izabel, prevista para maio deste ano e depois seguir com as adequações nas feiras dos demais bairros.

“Esta será a primeira feira no formato padrão e que estenderemos gradativamente para as outras 52 feiras livres que funcionam diariamente em Cuiabá. Para isso, estamos visitando cada feira, analisando o que precisa ser feito e apresentar o projeto de padronização a ser realizado em parceria com o Governo do Estado”, contou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony Silva. O horário de funcionamento das feiras em Cuiabá é de terça a sábado das 16h às 23h e aos domingos das 6h às 12h, conforme previsto na legislação.

Em setembro de 2014 vendedores ambulantes que ocupavam o canteiro central da Avenida das Palmeiras também tiveram que deixar o ponto após intervenção do município e determinação do Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística.

A proibição se estendeu também à praças e calçadas dos três bairros vizinhos: Jardim Universitário, Recanto dos Pássaros e Parque Universitário. O local era considerado área verde e também foram registradas reclamações quanto à obstrução de vias e incômodo por parte dos moradores.

Desde então, os 26 ambulantes estão na sede do Grupo de União e Consciência Negra do Estado de Mato Grosso (Grucon), no Bairro Jardim Universitário. Nos finais de semana e feriados são comercializadas comidas típicas e churrasco.