Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Expansão

11 de Novembro de 2015 16h34

Central de Abastecimento contará com mais um anexo de distribuição

11/11/2015

LUCIANA SOUZA

Michel Alvim

Arquivo

Funcionando desde junho deste ano, a nova Central de Abastecimento de Cuiabá contará com mais um anexo, com 60 boxes, acomodando 29 permissionários da região. Para a conclusão desta obra, foram investidos R$ 2 milhões, valor custeado pelos empresários com a colaboração da Prefeitura de Cuiabá nos trabalhos de terraplanagem, além da doação do terreno. O novo espaço possui 3 mil metros quadrados e a  previsão de inauguração é  para dezembro deste ano.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, está acompanhando junto com os permissionários ‘in loco’, a obra de ampliação e destaca o desempenho da equipe nas ações de melhoria do espaço, com o objetivo de, futuramente, transformá-la em mais um centro turístico da capital, fomentando a economia local.

“O turismo é indiscutivelmente a atividade econômica que mais cresce e se desenvolve em todo mundo. Ele é o grande gerador de divisas e de empregos. Nos países com grande potencial de recursos naturais, como é o nosso caso, é imprescindível que se direcione a indústria turística para o caminho que lhe é devido. E essas obras entram nesse pacote de interesse, pois as pessoas unem o famoso ‘útil ao agradável’; fazem suas compras e tem seus momentos de lazer com a família no mesmo local. Comodidade a eles, crescimento e destaque para a cidade”, frisa.

Alinhado a esse parâmetro, Domingos Sávio pontua a busca por novos recursos para mais adequações no local, trabalhando para execução de novos projetos. Nessa busca, ele diz que o bom diálogo entre o Governo e os empresários é ponto crucial para alcançarem essas vitórias.

“Estamos em consonância: atender a população com uma estrutura de boa qualidade, onde  venham fazer suas compras e tenham  lazer com família e os empresários consigam melhoras as vendas. A comodidade que queremos nos dias atuais. E para realizarmos isso, sabemos que não é de ontem para hoje. Temos que trabalhar unidos na busca por esses recursos. Assim chegaremos em um denominador comum, que beneficiará a todos”, reitera.

Mudança de endereço

 Localizada antes no bairro Verdão, a nova Central de Abastecimento foi inaugurada há quatro meses. Hoje localizada na marginal direita da BR-364, sentido Rondonópolis, no Distrito Industrial de Cuiabá, na antiga Companhia de Armazéns e Silos de Mato Grosso, antiga Casemat. O terreno foi cedido pelo Governo do Estado por 10 anos para os permissionários.

 Esse  novo espaço possui área total de 70 mil m², 210 boxes (internos e externos), 30 banheiros e praça de alimentação.

“Esse espaço é a realização de um sonho, tanto dos empresários como da sociedade. Essa inauguração marcou uma nova era para nossa economia. Tivemos alguns embates, mas com diálogo conseguimos alinhar as ideias e construir, de maneira que atenda as demandas de todos,um lugar harmônico, dentro da legalidade, com alimentos saudáveis. Uma obra de qualidade, que é uma marca da gestão Mauro Mendes”, avalia Domingos Sávio.

Na inauguração foi assinado um termo de cooperação técnica entre os empresários e a Empaer.  A parceria está auxiliando mais de 300 famílias das comunidades rurais de Cuiabá.

Neste primeiro anexo, foram investidos R$ 7 milhões, recursos provenientes da Prefeitura de Cuiabá, que incluiu revitalização da estrutura metálica dos galpões, troca do telhado, construção do piso e cobertura lateral no entorno das áreas de descarregamento, construção de banheiros e adequação dos escritórios.

 A mudança dos permissionários do Verdão para o Distrito Industrial ocorreu por causa construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). A obra já esta em andamento, com mais de 10% executada.