Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

08 de Junho de 2016 12h08

Central de Abastecimento completa um ano com saldo positivo e variedade

08/06/2016

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

A Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC) completou nesta quarta-feira (8) um ano de inauguração com bons resultados e mudanças de hábitos de comercialização por parte dos permissionários.Para driblar a crise econômica e fazer com que a transferência desse certo, a estratégia foi optar pela ampliação da oferta de hortifrutigranjeiros.

“Ao chegarmos aqui percebemos que era um bom espaço, mas que para encarar a concorrência seria necessário disponibilizar mais produtos. Muitos vendiam apenas um tipo de verdura ou fruta e passaram a vender os dois e desde então conseguimos nos sobressair e aumentar a oferta em 60%”, contou a presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá, Jânia Ramos de Lima. 

José Gomes, 55 anos, trabalha na área há 25 anos e relatou que a mudança para a central proporcionou um ano de vitórias. “Foi um ano positivo. A comunicação entre comerciante e consumidor melhorou as condições para atendê-los”, disse.

Para Edvanir Ribeiro, foram necessários alguns ajustes para a adaptação, o que não chegou a interferir no número de funcionários e nos gastos mensais. Ela vende verduras da região há mais de 20 anos. “Houve momentos em que perdemos um pouco a clientela, mas aos poucos vamos conquistando novos consumidores e seguindo com outras perspectivas”, afirmou.

O terminal para o comércio atacadista e varejista de hortifrutigranjeiros possui área total de 70 mil m², 128 boxes, 13 banheiros, praça de alimentação, barracão para processamento de laranjas e estacionamento. O anexo II está sendo construído com recursos da Associação dos Permissionários e conta com 3 mil m² e 120 boxes.  O asfalto está previsto para ainda este ano e será implantado pela Prefeitura de Cuiabá.

Entre os alimentos mais vendidos estão verduras folhosas como alface, rúcula, almeirão e couve.“Esta é hoje a principal central de distribuição de hortifruti do estado e ficamos gratos com o reconhecimento e valorização do espaço. Pela experiência que obtivemos neste primeiro ano, a gente sabe que foi possível polarizar, concentrar produtos em um só lugar, facilitando a vida de todos”, ressaltou o secretário-adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Rodolfo Garcia.A mudança para o Distrito Industrial ocorreu devido às más condições de funcionamento da antiga feira no Verdão, em cujo espaço está sendo construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste. A inauguração da UPA está prevista para dezembro deste ano.

A área foi cedida pelo Governo de Mato Grosso pelos próximos 10 anos. O custo total da reforma e ampliação foi de mais de R$ 6,5 milhões. Os produtos descarregados na Central de Abastecimento serão vendidos no atacado e no varejo para restaurantes, supermercados e feiras livres de diversos bairros de Cuiabá.As frutas e verduras vêm de municípios do interior de Mato Grosso e de outros estados, como São Paulo, Rondônia, Bahia, Goiás e Minas Gerais. O horário de funcionamento do terminal é das 4h às 20h (segunda a sábado) e das 4h às 10h (domingo).