Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Piscicultores

04 de Abril de 2014 16h18

Prefeitura de Cuiabá entrega 45 viveiros de peixes em distrito rural

04/04/2014

CAROL SANFORD

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá entregou hoje (04) mais 45 viveiros para os piscicultores da zona rural do Município. Nove assentamentos foram beneficiados, visando ao fortalecimento da economia para os pequenos produtores.

Para o prefeito em exercício Rogério Gallo, a área rural deve ser autossustentável, para que possa firmar o homem no campo. “Quem mora no campo, escolheu este lugar para viver e tirar seu sustento, por isso é tão importante a presença do poder público, fortalecendo o desenvolvimento da região e construindo políticas públicas que tornem a economia autossuficiente”, afirmou, lembrando que esta é uma das metas da atual gestão.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, destacou que os produtores firmarão um termo de compromisso para a manutenção dos viveiros. “O atendimento ao piscicultor faz parte de nossas políticas públicas, mas este é um investimento feito com recursos públicos e, portanto, deve ser gerido com responsabilidade. Daí a necessidade de um termo de compromisso com os produtores, para que todos sejam beneficiados”, comentou.

A iniciativa faz parte do projeto Nosso Peixe, que prevê a construção de 120 tanques até agosto. Além de perfurá-los, a Prefeitura de Cuiabá também auxilia os piscicultores, orientando-os sobre como manter seus viveiros, quais as especificações dos peixes que devem ser criados no espaço, análise da água, tipo de ração, e depois garantindo a comercialização de seus produtos, através do Caminhão do Peixe.

Um dos piscicultores que recebeu o tanque foi o morador do assentamento de Aricazinho, Benedito Berto, de 70 anos. “Estou adorando este projeto. Porque a prefeitura não dá só o tanque, ela nos ajuda na comercialização e, com isso, o preço do nosso pescado melhorou muito”, disse.

Os tanques foram entregues para piscicultores das comunidades de Aricazinho, Lagoa Encantada, Mineira, Bocaiuval, Carioca, Marculana, Aguaçu, Camaleão e Pai Joaquim.

Além desses, a administração municipal está revitalizando 100 viveiros que já haviam sido entregues, mas precisavam de adequações. Hoje, 20 foram devolvidos aos produtores.

 

Cada tanque possui 750 m², sendo 50 metros de comprimento, 15 metros de largura e 2,5 metros de profundidade. O plantio de grama para a proteção dos taludes é de responsabilidade dos beneficiários.