Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Autorização Temporária

03 de Junho de 2014 18h07

Ambulantes recebem licença para trabalhar no centro de Cuiabá

03/06/2014

DURCY ARÉVALO

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá entregou nesta terça-feira (03) 52 licenças temporárias aos vendedores ambulantes que trabalharão nas 21 praças da região central. A licença é válida por 15 dias, após esse prazo os trabalhadores receberão o crachá definitivo para exercer a atividade.

Os vendedores que já receberam as autorizações já podem começar a atividade. Em cada praça deve trabalhar até quatro vendedores por turno, conforme sistema de rodízio. Alternativa encontrada pela Prefeitura e pela categoria para que um maior número de ambulantes pudesse continuar trabalhando.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, explicou que as autorizações estão sendo feitas em três etapas. “Na segunda-feira (02) conseguimos liberar essas 52, até o final do dia devemos finalizar 100 e até quarta-feira, as 149”. Ele enfatizou a importância de se cumprir os horários e obrigações para garantir o local.

“Os vendedores que não tiverem devidamente licenciados serão retirados do local. A fiscalização vai continuar”, disse a gerente de fiscalização de Meio Ambiente, Mauricéia Conceição. Ela também disse que no prazo de 60 dias os ambulantes devem passar por um curso de reciclagem.

A distribuição e contemplação das vagas para vendedores ambulantes foram feitas de acordo com a classificação socioeconômica em entrevistas realizadas em in loco. “Foram considerados critérios como portador de deficiência, tempo de atividade, idade, e escolaridade e tempo de ponto”, explicou o diretor de Indústria, Comércio e Serviço da Secretaria de Trabalho, José Carlos.

No total, foram disponibilizados 62 pontos, entre praças e calçadões. Das 149 licenças, 17 serão para pessoas com deficiência.

Todas as praças contarão com a mesma variedade de alimentos e bebidas. Como água de coco, raízes, frutas, pipocas, cachorro quente e lanches, doces caseiros, tapioca, churros, salgados, soverte, água, refrigerantes e sucos, além de pastel.

 

Praças contempladas: 8 de Abril, Antonio Ribeiro, Cloves Cardorso, Rachid Jaudy, Ipiranga, Maria Taquara, Bispo D. José, Antonio João, Alberto Novis, da Republica, Alencastro, Boa Morte, Largo S. Benedito, Mãe Preta, Liceu Cuiabano

,Santos Dumont, 7 de Setenbro, Caetano de Albuquerque.

Caçadão: da Ricardo Franco, da Galdino e da Antonio João.