Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Semana Santa

ANA ASSUMPÇÃO

Michel Alvim

Arquivo

Com o tema “Descubra as Maravilhas do Nosso Peixe – Comer Peixe é Bom Demais”, a Prefeitura de Cuiabá lançou nesta sexta-feira (04) a 23ª Edição do Peixe Santo. O projeto reúne vendedores de pescado de Cuiabá para atender a grande demanda da Semana Santa.

A comercialização será realizada entre os dias 16 e 18 de abril em 50 postos de vendas. A expectativa é vender cerca de 120 toneladas de forma direta, além de mais 550 toneladas indiretamente (ofertados por supermercados, estabelecimentos comerciais e peixarias).

O peixe redondo com vísceras e com escama será vendido a R$ 8,00 o quilo e a R$ 10,00 já limpo. Já as espécies de couro com vísceras custarão R$ 14,00 o quilo e R$ 16,00 já limpo. Serão ofertados pacu, tambacu, tambaqui, tambatinga, pera, pintado, piauçu e piraputanga.

“Esta iniciativa da Prefeitura Cuiabá é importante para impulsionar as vendas, principalmente dos pequenos produtores. Na última edição, o Peixe Santo colaborou ainda com o tabelamento de preço do peixe limpo e a redução de preço do peixe vendido no mercado por conta do projeto desenvolvido pela prefeitura”, avaliou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Durante o lançamento, o superintendente do Ministério da Pesca em Mato Grosso, Lindenberg Gomes de Lima, destacou que Cuiabá é uma das cidades brasileiras que mais promove campanhas de incentivo ao consumo de peixe e os resultados são aparentes.

“Hoje o consumidor procura conhecer novas espécies e ele tem em sua mesa um pescado saboroso e de qualidade, graças a ações como esta que a Prefeitura de Cuiabá desenvolve”, disse.

De acordo com o diretor de Agricultura e Abastecimento, Jilson Francisco, a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico avalia a possibilidade de fazer com que os produtos apresentem selo de inspeção federal.

“O Sebrae irá nos auxiliar a fazer o levantamento do custo de produção. Para este ano, pelo menos 50% da produção deve estar com selo. Este é dos cuidados que estamos tendo para garantir a saúde da população”, disse o diretor.

Além de fazer o cadastramento dos produtores interessados em vender seus produtos, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico ainda fará treinamento com os participantes sobre boas práticas de venda e higiene.

Outra novidade para este ano é a degustação de peixes, que será realizada na Praça Alencastro no dia 09 de abril (quarta-feira), a partir das 9h. Todas as pessoas que passarem pelo local poderão saborear os peixes que serão vendidos a partir do dia 16.

Confira abaixo os pontos de venda do Peixe Santo:

Região Central
Praça Alencastro
Praça Oito de Abril

Região Oeste
Novo Colorado
Despraiado/Ribeirão Lipa
Porto
Dom Aquino
Cidade Alta
Alvorada
Santa Izabel